sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Você sabe como a PET é reciclada?



Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?
Faz tempo que não conto novidades por aqui!

Hoje vim falar sobre um assunto que acho superinteressante! Pesquisei mais para um trabalho da escola sobre a recicagem de garragas PET e resolvi contar pra vocês o que aprendi!

O Brasil produz cerca de 3(três) milhões de garrafa PET por ano (Uau!), mas infelizmente só chega a ser reciclado metade deste volume. Sendo que essas garrafas vão parar no meio ambiente e a natureza não consegue decompor sozinha essa enorme quantidade de garrafa. Isso demoraria centenas de anos, então, ocorre o acúmulo dessas garrafas na natureza e a famosa poluição que é tão prejudicial para a vida de todos, inclusive dos animais.

Mas, quando esses materiais recicláveis são separados, coletados pela coleta seletiva e enviados às usinas de reciclagem, acontece a transformação da garrafa PET!

A PET é produzida por um material que possui propriedades termoplásticas, isso é, pode ser reciclada diversas vezes pelo processo de transformação. Olha que legal!

Como acontece isso?

• Prensagem: Muitas garrafas são prensadas por um aparelho que as deixam juntinhas e de um jeito fácil de manusear;

• Pré-processamento: Etapa onde são retirados os contaminantes, é retirado o rótulo e as garrafas são lavadas para retirar também qualquer outro resíduo;

• Processamento: A garrafa depois de limpa é passa pelo aquecimento, numa máquina que possui altas temperaturas, então, os polímeros da garrafa amolecem, e passam para o estado líquido;

• Moldagem: Por último esse material passa por outra máquina onde será moldado e transformado numa nova garrafa PET ou qualquer outro formato.

Prontinho! Uma garrafa PET nova!

E tem mais curiosidades:

• As garrafas produzidas com este polímero podem permanecer na natureza por até 800 anos;

As vantagens de reciclar garrafas PET:

• Economia de petróleo, pois evita que seja retirada matéria- prima do meio ambiente para fazer outra garrafa;

• Reduz o volume de lixo nos aterros sanitários;

• O PET prejudica a decomposição natural de outros materiais, pois impermeabiliza certas camadas de solo, não deixando circular gases e líquidos.

Por isso é tão importante que você separe o material reciclável para a coleta seletiva. Pois evita que milhares de garrafas PET(s) fiquem jogadas pelas ruas e rios poluindo o meio ambiente e ajuda que elas sejam transformadas num novo objeto prontinho para uso!

Sua parte está feita e a natureza agradece e muito, amigos!

Até a próxima, pessoal!

Pesquisa e texto: Bióloga Élen Soares, colaboradora do Estúdio, que evita comprar novas garrafas pet!

Conteúdo criativo desenvolvido por Estúdio Casinha na Árvore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails