quinta-feira, 14 de julho de 2011

Diário da Bióloga - Um passeio inesquecível pelo Pantanal! Capítulo 1

Olá amigos da Turma! Tudo bem?
Hoje é o primeiro dia em que escrevo no meu no Diário aqui no blog da Turma da Árvore e estou muito animada para compartilhar com vocês passeios incríveis!

Estou irradiando felicidade, sabem por quê?

Aproveitei o comecinho das férias pra fazer uma viagem ao exuberante Pantanal, local que sempre sonhei conhecer. Voltei cheia de conhecimento e novidades!

Vamos começar a viagem?

Fui até uma cidadezinha chamada Poconé, que faz parte do Parque Nacional do Pantanal do Mato Grosso, considerada a região mais selvagem do bioma. O Pantanal é a maior planície inundável do Planeta e suas estações são regidas pelo regime da chuva. Existe época de cheia e a época de seca.

Enfim...Cheguei no fim de tarde neste paraíso e fui pega por muitas surpresas: seguindo pela Transpantaneira já pude avistar duas raposas e muitos bandos de aves rumo ao descanso do entardecer!  Um pouco mais tarde, visualizei muitos morcegos à procura de alimento e dezenas de capivaras observando tudo. Quanta biodiversidade!


Na manhã seguinte, bem cedinho, acordei junto com os pássaros para fazer “Birdwatching”(observação de pássaros). Eram tantos que foi difícil me concentrar em observar cada espécie! Também, num bioma onde existem cerca de 650 espécies de aves é fácil o céu se tornar a paisagem mais interessante e variada possível.

Vamos curtir as primeiras fotos da viagem?
 
Num passeio pela Transpantaneira... Já falei sobre essa estrada? Superimportante!


Transpantaneira: é o caminho que atravessa o Pantanal, é uma estrada de terra e vai desde Poconé até Porto- Jofre, divisa com Mato Grosso do Sul. Ela proporciona uma a visão de uma paisagem deslumbrante durante seu caminho, onde podem ser avistadas aves, jacarés e muito mais! Ficou curioso? Vou falar sobre vários animais a cada página do diário!

Curiosidades interessantes:

• O Rio Paraguai é o maior da região e atravessa grande parte do Pantanal, nasce na Serra de Araporé e faz fronteira com o Brasil e Bolívia.

• A pesca no Pantanal é de grande interesse devido à imensa quantidade de peixes, como o dourado, pintado, pacu, piranha e outros. E a pesca de arrasto é proibida, sendo somente permita a pesca artesanal, feita com vara, isca e anzol.

Hábitos e atividades da região

O povo Poconeiro é muito hospitaleiro. Recebe-nos com muita cordialidade e fartas mesas de comida típica, com direito a vitamina de cacau. Já provaram? As refeições têm horário certo e nada de alimentação industrializada, tudo caseiro e muito gostoso! Como comi bem! O leite tirado da vaca, sem passar pela parte industrial, é tão saboroso! E o ovo caipira tem a gema bem laranja, quase vermelha...Hum! Muito saudável!

Os donos e funcionários das fazendas cuidam do gado, sua maior fonte de renda. Mas ainda cultivam hortas e pomares somente para alimentação própria, já que, o solo não é rico em nutrientes.

Recado da Bióloga

Participando desse espetáculo ecológico fica clara a importância de se preservar este bioma, tanto por existirem espécies ameaçadas de extinção, como a Arara – azul e a Onça- pintada, como pelo motivo dessa diversidade ser de extrema importância para outros biomas! O Pantanal é a área de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica. Esse paraíso merece muito carinho e atenção!

Quem se animou para curtir o Pantanal? Acompanhe os próximos capítulos da viagem! Também fiz trilhas, passeio de canoa pelo rio Claro e Focagem Noturna! :)

Muito obrigada pela companhia e até a próxima aventura, amigos!

Bióloga Élen Soares, recheando o blog da Turma da Árvore de bons achados!



4 comentários:

  1. Pantanal um Paraiso Ecologico.
    Tambem fui para este magnifico lugar, onde o contato com animais e a todo momento.
    Fui na seca e concerteza voltarei na Cheiaaaa..
    Conti conti conti mais para que eu possa matar a saudades.

    Parabéns Pela Matéria

    ResponderExcluir
  2. Oii Nossa que Maravilha sua materia,Parabens que Deus continue abençoando que vc tenha cada vez mais conhecimento para permanecer passando para as crianças que é fundamental beijinhus

    ResponderExcluir
  3. Oi, gente! Muito obrigada!

    Certamente continuarei escrevendo, é gratificante saber que gostam de acompanhar as aventuras do diário! =)

    Até mais!

    Bióloga Élen

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails