quinta-feira, 21 de julho de 2011

Mais Pantanal nas folhas do diário!

Olá, amigos!

Gostei tanto da companhia de vocês na primeira página do diário que decidi continuar! Vocês se lembram que eu mencionei que fiz trilha, passeio de canoa pelo Rio Claro e focagem noturna!? Vou contar...

No terceiro dia pela manhã, fiz uma trilha para conhecer a vegetação típica deste bioma,  é muito rica e variada.  Na época de seca, os campos ficam cobertos por gramíneas e vegetação de cerrado, o gado e herbívoros em geral adoram. Já em locais que permanecem inundados ocorrem plantas, como a vitória-régia e aguapés, típicas da região Amazônica. É uma mistura e tanto!

Avistei nas árvores uma família de macacos-prego, um casal de tucanos, além de uma arara – canindé super simpática e muitas outras aves lindas, como a garça e o colhereiro. Foi um caminho enriquecedor!


No mesmo dia, após o jantar, o passeio mais esperado: focagem noturna! Estava muito ansiosa! Mas... Como conseguiria enxergar no escuro? Foi preciso levar lanternas potentes para iluminar os olhos dos animais em meio à vegetação.

Pela fazenda e pela Transpantaneira as capivaras e jacarés dominavam o ambiente, também vi uma lebre, duas raposas e a mais esperada da noite: a onça-parda. Uau! Pena que é um animal ágil a ponto de fugir das fotos! Mas... Vou descrevê-la! E, logo logo, coloco um video por aqui!

• Onça-parda

Nome Científico: Puma concolor

Também conhecida como Suçuarana, onça-vermelha, puma. Depende do costume da região onde é encontrada. É uma predadora, carnívora, de hábito noturno, ou seja, caçam principalmente durante a noite, capivaras, veados, lebres e até macacos quando sobem em árvores. Considerado um grande felino, mede até 2,30m de comprimento. Foi emocionante vê-la em meio selvagem!

 Depois de ter sido presenteada com a aparição na noite fria, resolvi descansar para acordar disposta para o próximo passeio. Fui dormir tremendamente feliz! Finalmente, hora de dormir com os grilos! Cri... Cri... Cri...


Contei também que vi uma jaguatirica? Olhem ela aí ! Bonitona na foto!

Mais um dia de aventuras  me aguardava! Depois de um café da manhã recheado de frutas e leite direto da mamãe vaca, seguimos para a próxima parada. Durante o caminho, vi um lindo veado alimentando-se calmamente de flores de aguapé (Foto). Em cima de uma árvore um casal de tuiuiús descansando, uma cotia correndo no meio do caminho e um bugio fazendo bagunça numa árvore. Muito divertido!



Subindo num mirante de 25 metros é possível sentir o vento bater no rosto e avistar o rio Claro de cima... Que bela vista!

Na calmaria do passeio, muitas garças nas margens do rio e uma família de ariranhas passando pelo rio (elas adoram comer peixe e tem os dentes muito afiados). Lá as margens são cobertas por matas ciliares, vegetação de campo limpo, mata de brejo e cerrado.

Na época em que a “cheia baixa” os rios ficam repletos de peixes e é um prato cheio para as aves mergulhadoras como a biguatinga, espécie típica do Pantanal. Voltei do passeio repleta de vivência e aprendizado.

Curiosidades interessantes:

• A EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária estima que existam 1500 espécies de flora no Pantanal

• No Pantanal existe cerca de:

• 280 espécies de peixes

• Mais de 600 espécies de aves

• 90 espécies de mamíferos

• E 50 espécies de répteis

Essa viagem, além de ser muito enriquecedora, me fez ver perto tamanha importância, já mencionada, deste lindo bioma que é o Pantanal. E mais, me possibilitou encontrar animais silvestres e selvagens em seu habitat natural, soltos e vivendo a vida deles como deve ser vivida.

Respeite e o lugar deles e eles respeitarão o seu! =) E lembrem-se sempre: Nós precisamos da natureza para dar continuidade as mais variadas formas de vida!

Ufa! Será que consegui passar um pouquinho da minha animação pós viagem? Já sinto saudades desse rico bioma! = )

Boa nova: Já tenho mais uma aventura para contar! Próxima parada: Ilha Grande (RJ)!


Um abraço a todos,

Bióloga Élen

2 comentários:

  1. viajei pelo blog, é lindo! vou seguir
    bjoca
    sou cléo do http://donamaricotafeliz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa estou encantada com o blog. Muitas ideias. Amei!!! Parabéns. Não me canso de passear pelo blog. Vai servir de ajuda para os projetos na escola. Excelente iniciativa. Sucesso. bjsss com muita luz

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails