Hoje escrevi algo novo em meu diário. Depois de me aventurar, pesquisei mais sobre um inseto luminoso. Lá vai!
Todo mundo se encanta com as luzinhas piscantes dos vaga-lumes, não é?
Este bicho é um inseto, mais precisamente um besouro, também conhecido como pirilampo, que em algumas de suas espécies, emite uma luzinha que pode ter diversas cores, vai desde o amarelo claro, verde e até marrom escuro, e serve para ele namorar, atrair alimentos ou como instrumento de defesa. O acasalamento ocorre na estação do verão e eles se alimentam de cupim e caramujos. Curioso, né?
Essa luminescência é realizada por um processo chamado “oxidação biológica” (Que nome diferente!) e é chamada de luz fria. A parte do corpinho dele que fica iluminada é a região inferior abdominal. Eles possuem em média de 15 milímetros a 3 centímetros de tamanho, são pequenininhos e podem chegar até 3 anos de idade! Que legal!
Os vaga-lumes que produzem essa luzinha piscante têm hábito noturno, ou seja, costumam realizar todas as suas atividades durante o período da noite e durante o dia, eles descansam.
Infelizmente, as luzes da cidade acabam atrapalhando a vida desses bichinhos, pois são mais fortes que as luzes deles e impedem que pratiquem as suas atividades normais que dependem de sua luminescência. Então, se você avistar algum vaga-lume passando pela sua casa e puder apagar a luz só um pouquinho, estará ajudando a vida dele!
Então, amigo da Turma, quando você encontrar um vaga-lume não precisa ter medo, nem matar. Eles são super bonzinhos, não nos fazem mal e fazem parte da natureza, portanto são nossos amigos também!
Gostaram de saber mais sobre eles? Eu adorei essa pesquisa!
Até mais, pessoas!
Tuca
Pesquisa e texto: Bióloga Élen Soares, colaboradora do Estúdio, que
apaga a luz sempre que vê um amigo vaga-lume.
Conteúdo criativo desenvolvido por Estúdio Casinha na Árvore.
Que legal Tuca, eu nem sabia disso também. Vou contar pra Sophia e vamos apagar a luz quando o vagalume chegar lá em casa ;-)
ResponderExcluirTuca, que máximo!
ResponderExcluirEu não sabia de tudo isso, mas o pirilampo sempre foi um bichinho curioso né?
As crianças (e os adultos) amam!
beijinhos green