quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Quem é este inseto luminoso?

Hoje escrevi algo novo em meu diário. Depois de me aventurar, pesquisei mais sobre um inseto luminoso. Lá vai!


Todo mundo se encanta com as luzinhas piscantes dos vaga-lumes, não é?

Este bicho é um inseto, mais precisamente um besouro, também conhecido como pirilampo, que em algumas de suas espécies, emite uma luzinha que pode ter diversas cores, vai desde o amarelo claro, verde e até marrom escuro, e serve para ele namorar, atrair alimentos ou como instrumento de defesa. O acasalamento ocorre na estação do verão e eles se alimentam de cupim e caramujos. Curioso, né?

Essa luminescência é realizada por um processo chamado “oxidação biológica” (Que nome diferente!) e é chamada de luz fria. A parte do corpinho dele que fica iluminada é a região inferior abdominal. Eles possuem em média de 15 milímetros a 3 centímetros de tamanho, são pequenininhos e podem chegar até 3 anos de idade! Que legal!

Os vaga-lumes que produzem essa luzinha piscante têm hábito noturno, ou seja, costumam realizar todas as suas atividades durante o período da noite e durante o dia, eles descansam.

Infelizmente, as luzes da cidade acabam atrapalhando a vida desses bichinhos, pois são mais fortes que as luzes deles e impedem que pratiquem as suas atividades normais que dependem de sua luminescência. Então, se você avistar algum vaga-lume passando pela sua casa e puder apagar a luz só um pouquinho, estará ajudando a vida dele!

Então, amigo da Turma, quando você encontrar um vaga-lume não precisa ter medo, nem matar. Eles são super bonzinhos, não nos fazem mal e fazem parte da natureza, portanto são nossos amigos também!

 
Gostaram de saber mais sobre eles? Eu adorei essa pesquisa!
Até mais, pessoas!

Tuca

Pesquisa e texto: Bióloga Élen Soares, colaboradora do Estúdio, que
apaga a luz sempre que vê um amigo vaga-lume.
Conteúdo criativo desenvolvido por Estúdio Casinha na Árvore.

2 comentários:

  1. Que legal Tuca, eu nem sabia disso também. Vou contar pra Sophia e vamos apagar a luz quando o vagalume chegar lá em casa ;-)

    ResponderExcluir
  2. Tuca, que máximo!

    Eu não sabia de tudo isso, mas o pirilampo sempre foi um bichinho curioso né?
    As crianças (e os adultos) amam!


    beijinhos green

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails