Boa tarde, amigos! Vocês sabem que eu faço meus vôos matinais diariamente, não é? Mas esses dias fiquei muito triste, pois vi muita coisa errada pelas ruas, principalmente bueiros entupidos com lixo, e logo logo, a época de chuvas vai chegar e as enchentes vão começar. É sempre assim...
Percebi que algumas pessoas ainda jogam lixo no chão. Hoje em dia, infelizmente, utilizamos muitos materiais descartáveis como: copinho plástico, pazinha do sorvete, papel guardanapo, sacolinha plásticas, entre outros. E o lugar correto de todo esse material depois de utilizado é no lixo adequado e ser enviado à coleta seletiva. Mas algumas pessoas que estão distraídas acabam jogando o lixo pra fora da janela do carro, deixam sacos de lixo espalhados pelas calçadas... E, então, ocorre o acúmulo desse lixo que acaba sendo levado pela água da chuva e entopem os bueiros ou bocas-de-lobo, impedindo que essa água seja escoada para os córregos e rios, é quando acontece as enchentes! Poxa... As ruas ficam cheias de água suja, que invade as casas e molha tudo, causando grande transtorno e estrago.
Mas juntos, a gente pode mudar essa situação! Preparados?
• Sempre jogue lixo na lixeira, separando o lixo reciclável do lixo orgânico;
• Avise seus colegas e familiares sobre os problemas causados pelos lixos nas ruas;
• Faça uma campanha na sua escola para ensinar a todos que lugar de lixo é no lixo;
• Avise a mamãe para colocar o saco de lixo na rua em local alto ou somente na hora em que o caminhão de lixo for passar, evitando que algum animal rasgue o saco espalhando todo o lixo no chão ou que a água da chuva o carregue e tape algum bueiro.
Muito bem! Assim você ajuda a diminuir os riscos de enchente e a poluição dos rios.
Você sabia que:
• Grande parte (1/3) da poluição do Rio Tietê é causada pelo lançamento de lixo urbano em suas águas.
• Calcula-se que apenas metade do lixo produzido diariamente no Brasil é coletado e que desta metade uma pequena parcela vai para os locais adequados (aterro sanitário, usinas de reciclagem e compostagem).
Com as ruas limpas, o verão já pode chegar! Agora estarei mais tranquilo e feliz com sua ajuda!
Seu João
Pesquisa e texto: Bióloga Élen Soares, colaboradora do Estúdio, que está ansiosa para a chegada do verão.
Conteúdo criativo desenvolvido por Estúdio Casinha na Árvore.
Nenhum comentário:
Postar um comentário