quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Já ouviu falar em biopirataria?



Aqui é a Moleza, amigos! Tudo bem? Vim junto com a Clarinha falar sobre um assunto superimportante!

Você Já ouviu dizer que comprar DVD ou CD na rua que não seja original é pirataria? E que pirataria é crime?

Então, eu digo que biopirataria também é um crime e muitas vezes causado pelo seqüestro de animais que moravam na natureza, onde era seu habitat natural e que são retirados de lá por pessoas que querem vender estes indefesos animaizinhos. Seja ele periquito, serpente, arara, borboleta, papagaio, entre outros. E isso também acontece com as plantas.

Infelizmente, no Brasil, mais de 12 milhões de animais são retirados por ano da natureza, agravando o risco de extinção de muitas espécies, ou seja, ajudando para que estes animais e plantas deixem de existir. Ai, que triste!

E isso também acontece, quando pessoas que praticam a biopirataria, retiram esses animais de suas casas naturais para exportá-los a outros países. Isso é um crime. E as pessoas que praticam a biopirataria são chamadas de contrabandistas.

Existe um órgão chamado IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais) que pode autorizar que você tenha um bichinho silvestre em casa, desde que eles tenham nascido em criadouros também autorizados, mas o melhor mesmo é deixá-los na natureza, onde é sua casa de verdade.

Você pode ajudar a combater a biopirataria:

• Avise o papai e a mamãe para não comprarem animais nem plantas de pessoas suspeitas e que não tenham autorização para comercializar os mesmos;

• Nunca ajude uma pessoa que queira vender animais silvestres;

• Peça para um adulto denunciar um caso de biopirataria para o IBAMA;

Curiosidade

Você sabia que:

O tráfico de animais silvestres é o terceiro maior comércio ilegal do mundo? Que coisa mais feia, não é? Os animais sofrem muito com isso!


Agora eu vou dar um cochilo, pois já estou com um soninho...
Mas ajudem sempre a preservar meus amigos, tudo bem?

Moleza (e desenho da Clarinha!)

Pesquisa e texto: Bióloga Élen Soares, colaboradora do Estúdio, que incentiva a adoção legal de animais e adora trabalhar com educação ambiental.

Conteúdo criativo desenvolvido por Estúdio Casinha na Árvore.

Um comentário:

  1. Oi Turminha!!

    Eu a d o r e i tanto este post que já divulguei no meu blog Dicas Green e no twitter.

    Que peninha dos bichinhos. Isso tem que ser combatido!

    beijinhos green

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails