quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Hora de curtir praias LIMPAS!



Olá, amigos! Tudo bem?

Hoje estou tão feliz! As férias escolares chegaram e com ela o verão e muito sol e calor! É nesta época que a turma adora se preparar para ir à praia. E sei também que todos gostam de viajar pra lá!

Muitas e muitas pessoas se reúnem nas praias para se divertir e ficarem em contato com a natureza, afinal, como é bom curtir as ondas, fazer castelo e correr na areia! A gente gosta muito!

Mas é nessa hora também que devemos tomar cuidado para não poluir as praias. A areia e o mar devem se manter limpos!

Como a gente cuida da praia?

• Não jogando qualquer tipo de lixo nem na areia, nem no mar

• Levando sacolinha para guardar o próprio lixo

• Levando todo lixo para jogar depois na lixeira ( e fazer a coleta seletiva!)

• Se você vir alguma sujeira que não faça parte da praia, se possível peça para os seus pais recolherem! É tão simples, né?

 

Olhem só a importância de tudo isso:

A praia é a casa de muitos outros seres-vivos, que vivem no costão rochoso, na areia e no mar. Então, devemos respeitar este ambiente e fazer o possível para manter tudo  bem limpo.

Infelizmente, milhões de sacolas de plástico são jogadas na costa e o vento e a maré as arrastam para o mar e alguns animais como a tartaruga-marinha e o golfinho confundem as sacolas com alimentos, como a água- viva. Aí, eles comem, se afogam ou param de se alimentar e morrem. Ai que triste!

Outro exemplo é a tampinha plástica que pode permanecer no mar por mais de cem anos sem se decompor. Poxa é muito tempo! E ainda muitas aves como os albatrozes também as confundem com alimento e comem as tampinhas, e pior, a mãe albatroz também alimenta seus filhotes com pequenos pedaços de plástico e os filhotinhos também morrem. É uma pena!

Mas a gente pode mudar essa situação!
É só praticar tudo que demos de sugestão aí em cima! Lixo na praia nunca!

Assim você respeita a casa desses seres marinhos e eles ficam mais sossegados.

A Turma da Árvore tem uma brincadeira superecológica! Querem aprender? A gente sempre faz isso!

Cada participante segura uma eco bag e está feita a largada! Ganha quem conseguir juntar a maior quantidade de plástico num determinado tempo. E o ganhador leva um sorvete como prêmio! Hum... É bem legal! E ajuda muitoa mater nossas praias mais gostosas e saudáveis para todos!

Um estudo da ONU (Organização das Nações Unidas) indica que o verão é o período do ano em que se acumula a maior parte de lixo marinho produzido pelos turistas. Isso precisa mudar, não é?

Agora que vocês já sabem como cuidar da praia é só arrumar as malas e se divertir! Eu já estou separando os baldes, frescobol e guarda-sol!

Até a próxima, amigos!

Toró

Pesquisa e texto: Bióloga Élen Soares, colaboradora do Estúdio, que
sempre guarda a embalagem do picolé na sacolinha!
Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Estúdio Casinha na Árvore.


>>> O que acham de dar uma olhadinha no diário que o Tuca preparou sobre nossa viagem de barco em Ilhabela? Está muito divertido! É só clicar aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails