quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Preparativos de viagem: Pantanal, aí vamos nós! Vem junto!

Olá amigos! Tudo bem?

Hoje estou tão feliz, pois as férias escolares estão chegando e eu estou planejando uma superviagem em família. A gente decidiu se aventurar pelo Pantanal, que é um bioma  importante e rico em biodiversidade, ou seja, cheio de diversas espécies de animais e vegetais. Eu estou mais que animado!

Já pesquisei um monte sobre suas características e listei todos os motivos dessa visita ser tão importante!

O Pantanal é um bioma brasileiro que fica localizado entre o Cerrado e a floresta Amazônica, está presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ele é um ecossistema aquático e semi-aquático, isto é, em algumas partes, é sempre alagado e os peixes e outros seres podem nadar e lá viver. Já em outras partes, só alaga em época de muita chuva, então os animais terrestres podem freqüentar o local enquanto não está cheio e depois os animais aquáticos podem passar por lá também.

Por isso, o Pantanal é chamado de planície inundável e, devido a esses ambientes serem periodicamente inundados, apresentam enorme quantidade e diferentes tipos de vida.


Olhem só! Existem no Pantanal:

• 650 espécies de aves

• 260 espécies e peixes

• 80 espécies de mamíferos

• 50 espécies de répteis


Quanta vida, pessoas!

Muitas espécies do Pantanal são consideradas raras, ou melhor, existem poucos indivíduos daquela espécie, como a onça-pintada. E muitos outros animais:

• Jacaré

• Arara-azul

• Capivara

• Veado

• Iguana

• Lobo-guará

E o pássaro Tuiuiu, que é o pássaro símbolo do Pantanal, é uma ave grande da família das cegonhas, sabiam? E nossa viagem pelo conhecimento não termina por aqui.

Tenho muito mais para contar. O rio Paraguai é o rio que drena o Pantanal. E a paisagem é muito linda e exuberante.

Infelizmente alguns seres-humanos que não cuidam muito bem deste bioma, acabam provocando impactos negativos devido aos garimpos (extração de ouro) irregulares, tráfico de animais silvestres, caça e pesca sem fiscalização, entre outros. Mas quando eu viajar pra lá, não vou fazer nada que desrespeite o meio ambiente, pois se o Pantanal que é um ponto de turismo ecológico for explorado de forma sustentável e com respeito ele será mantido sem desgaste e a natureza preservada.
 
Uau! Depois que eu voltar desta viagem terei muito o que escrever em meu diário!

Então pessoal, quando forem se aventurar por qualquer lugar, lembrem-se de SEMPRE respeitar o meio ambiente.


Abraços e até a próxima aventura!
(Vou continuar anotando tudo que não posso deixar de ver!)

Tuca

Pesquisa e texto: Bióloga Élen Soares, colaboradora do Estúdio, que de todos os lugares que visita, tira apenas fotos!
Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Estúdio Casinha na Árvore.

2 comentários:

  1. Ola! Muito legal esta postagem. Seja bem vindo ao Pantanal. Se precisar de ajuda pode contar comigo. Saudaçoes pantaneiras, Carol

    ResponderExcluir
  2. Pantanal um Lugar maravilhoso onde o contato com Deus e constante...logo logo estarei lah. Good vibes

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails