sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Dica de leitura ambiental do Seu João!




Boa tarde, amigos da Turma! Como vão vocês?

Depois do meu vôo matutino, resolvi pousar por aqui para recomendar uma série de livros ambientais mais que interessantes e divetidos para vocês!

Já conhecem a Coleção Consumo Sustentável e Ação? Esses livros foram produzidos pelo Instituto 5 Elementos que realiza muitas boas ações em defesa do meio ambiente e da sociedade. Essa caixinha de papelão contém 5 livros que falam sobre reciclagem e cosumo consciente - um para cada tipo de material: vidro, plástico, papel, metal e orgânico! Bem legal o jeito que eles são escritos, vão gostar! E tem ainda um sexto livro recheado de atividades ambientais e sugestões para cuidar do ambiente no dia a dia! Esse também pode ser usado por educadores em sala de aula! Muito bom, não?


Ah! Não posso me esqecer dessa parte! Sabiam que todos eles estão disponíveis na internet? Vai lá nesse endereço: http://www.5elementos.org.br/5elementos/ecoprodutos.asp Aí que você encontra esses e mais produtos do Instituto! É possível comprar pelo correio também e o valor não é alto, assim a gente ajuda todasas boas ações desse pessoal bacana!

Essa é minha dica, amigos! A Turminha já está me eperando em volta da minha caixa de correio! Hoje é dia de lermos o livro "Metal"!


Um abraço de passarinho,

Seu João

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Olá do Tuca!

Ei, pessoal! Tudo bem?

Estou sumido por aqui, mas já estou pensando em uma nova experiência natural para mostrar para vocês! A gente está aprendendo uma porção de coisas bacanas nas aulas de ciências da escola e tô com idéias legais para nossas experiências no bosque! Outro dia lembrei da experiência dos barcos à vela... Fiquei com a maior vontade de fazer de novo! Já fizeram? Com esse calor todo, é uma boa diversão!




Mas, já ia quase me esquecendo! A Clarinha me pediu para avisar uma coisa para vocês! Eu já falei pra ela que não vou ficar trazendo recadinhos por ela, mas ela insistiu que é só hoje, porque não poderia vir até aqui. Parece que foi com sua mãe conhecer uma loja de produtos orgânicos e ficou toda animada com o passeio. Acho que sobre isso ela fala mais depois! Mas ela queria muito que vocês dessem uma passada em seu blog para experimentar sua nova receita! Já foram conferir? Olha, aprovada! Geléia de casca de laranja! Não gostava tanto antes de provar essa, mas hoje até repeti.




Olhem ! E aguardem a nova experiência! Volto esses dias para fazer com vocês!
Até mais,
Tuca

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Bosque em Festa! É Carnaval!

Olá, amigos!

O carnaval está chegando e a turminha está se preparando para festa! Querem aprender a fazer um colar bem divertido usando só papel de jornal ou revista, cola e barbante? Cliquem na imagem abaixo e sigam o nosso passo-a-passo!



Boas festinhas para todos!

Para conferir mais dicas bacanas para criar fantasias e chocalhos, visitem o Blog da Clarinha!


Um abração,

Toró

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Qual é o seu lanche favorito?

Boa tarde, amigos da Turma! Como vai todo mundo?

Que saudades de passar por aqui. A escola começou essa semana e a turma toda já está cheia de lições de casa e trabalhinhos, mas nada de reclamar, porque a gente gosta muito da escola e dos amigos de lá também!

Outro dia, a gente estava na hora do recreio e todo mundo estava comentando dos lanchinhos favoritos! Eu, Clarinha, até escrevi um textinho no meu blog sobre o sanduíche que mais gosto. Dêem uma olhadinha! É de pão maciozinha de forma recheado com cenoura e beterraba raladas com requeijão. Tão bom! É muito nutritivo!

Já o Toró me contou que o lanche que ele mais gosta é uma salada de frutas no potinho e um pedaço de bolo de banana. Lembram daquele que a gente fez no bosque outro dia? O próprio. Já que nosso amigo comentou, lá vai a receitinha novamamente! Uma boa pedida também para lanchinhos da tarde! Hum... A gente ainda aproveita a casca da banana!

Lá vai a receita!

Anotem os ingredientes:
½ xícara (chá) de óleo
½ xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de canela
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 claras em neve + 3 gemas
4 bananas pratas picadas
4 cascas de banana prata picadas

Escolhi o bolo com banana prata, porque é o tipo de banana que tem mais potássio. A turma pode fazer muito esporte sem ter dorzinha alguma!
Ingredientes separados? Hora de começar a cozinhar!
No liquidificador batemos o óleo, o leite, as gemas, a canela e as cascas de banana. Em uma tigela misturamos o açúcar, a farinha de trigo, o fermento e juntamos a mistura do liquidificador, depois colocamos as claras em neve e as bananas bem picadas. Aí, vamos pôr em uma forma, que deve estar untada com margarina e farinha para não grudar, e é só colocar no forno pré-aquecido a 180 graus. Vamos esperar 25 minutinhos. Essa parte é só da mamãe!

Agora, é só esperar 5 minutos, tirar da forma... E atacar! Uma delícia! Cheio de pedacinhos de banana e super energético!

E o seu lanchinho favorito? Qual é?
Bom apetite e ótimos recreios para vocês!

Clarinha

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails