quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Árvores frutíferas brasileiras- meu trabalho da escola!



Olá, pessoas! Tudo bem?

Aqui quem fala é o Tuca e vim mostrar uma pesquisa que fiz para escola! Como 2011 é o Ano Internacional das Florestas, a professora nos pediu um trabalho bem legal:  pesquisa completa e cartaz sobre as árvores frutíferas nativas do Brasil! Descobri muita coisa legal!

Achei que vocês também poderiam achar interessante por isso, coloquei tudo aqui! E esse desenho aí é meu cartaz! Olhem quanta fruta gostosa!


1. Caja de pescoço – é nativa do Brasil, ocorre na Amazônia e na Mata Atlântica

Nome Científico: Spondias venulosa
Cajá quer dizer “fruta caroçuda” na língua tupi-guarani. São árvores de tronco longo e reto de cor cinza esbranquiçado. Elas crescem de 6 a 18 metros de altura. As folhas são semelhantes a penas e acontece a cauducifolia (Nome estranho né?!) Cauducifolia é quando as folhas ficam amarelas e caem no inverno. Suas flores são brancas, as sementes grandes e envolvidas pro fibras. Depois de plantadas germinam de 30 a 60 dias. As frutas são muito refrescantes e gostosas!

2. Jabuticaba - Essa fruta tem origem na Mata Atlântica e vai desde São Paulo até Rio Grande do Sul.

Nome Científico: Plínia cornonata
Existem algumas espécies de jabuticaba. Seu nome vem do tupi-guarani que significa “Sebo de Jaboti”, pois a polpa desse fruto é bem semelhante á gordura de Jaboti. É uma árvore grande de tronco único e casca lisa, dependendo da espécie pode crescer de 4 a 10 metros de altura. As flores nascem nos troncos e ramos e até nas raízes descobertas. Quando as flores são abertas possuem pétalas brancas. As sementes são arredondadas e germinam de 40 a 70 dias, tem crescimento lento e só ficam prontas para o plantio definitivo da muda de 2 a 3 anos de idade. Os frutos são redondos e pretinhos. Uma delícia!

3. Maracujá – Existem algumas espécies de maracujá:
Maracujá doce e Maracujá de suco que são nativos da Mata Atlântica e ocorrem no Sul e Sudeste do Brasil, já o Maracujá Peroba e Maracujá Açú ocorrem no Pantanal e Cerrado, além de serem endêmicas da Floresta Amazônica.

Nome Científico: Passiflora edillus
O nome também vem da língua indígena que significa “comida na cuia”. As árvores são trepadeiras lenhosas e atingem de 5 a 10 metros de comprimento. Possuem crescimento rápido e podem ser plantadas no sol ou na sombra; as sementes são pretinhas, pequenas e achatadas. As flores são lindas e roxas com o centro mais claro, os frutos são grandes e de casca amarela . O suco geladinho é muito bom, além de servir para fazer várias receitas.

4. Pera - Tem origem em Campos e Cerrado de todo o Brasil

Nome científico: Eugenia klotzshiana
Em tupi, Cabanixá, quer dizer “erva” e “comida que amarra a língua”. É uma planta subtropical que resiste a geadas de até -2º (dois graus negativos). Crescem até 1,5 metros e possuem raízes do tipo xilopódio, ou seja, que armazena nutriente. As flores tem 5 pétalas longas e brancas. As sementes germinam de 30 a 60 dias. A fruta tem uma polpa macia e suculenta, muito gostosa para comer em dias de calor.

5. Pitanga – Existem algumas espécies de pitanga, uma delas é a Pitanga de Árvore.

Seu nome que vem da língua tupi-guarani e significa “fruta de pele fina”. A Pitanga de Árvore é nativa do Brasil, cresce de 6 a 10 metros de altura, as frutinhas são cor de laranja ou avermelhadas e suas sementes germinam de 20 a 40 dias. Os frutos podem ser consumidos in-natura ou na forma de sucos, geléias e sorvetes.
Huuum, depois de toda essa pesquisa sobre árvores frutíferas me deu uma vontade de tomar um sucão e pedir pra Clarinha uma ajuda pra preparar uma saladona de fruta! Vou lá, amigos!


Abraços e até a próxima descoberta!

Tuca

Pesquisa: Bióloga Élen Soares, colaboradora do Estúdio, que
não troca uma fruta boa por lanchinho nenhum!

5 comentários:

  1. BOM DIA....VIM AVISAR QUE TEM SELINHO LA NO MEU BLOG....

    ResponderExcluir
  2. trabalho maravilhoso...amei Tuca.

    ResponderExcluir
  3. tuca amei seu trabalho bjs...

    ResponderExcluir
  4. Olá, Parabéns pelos artigos, eles tornaram o Blog excelente!!!
    Somos da Gramas Pardim uma empresa que produz, comercializa e aplica Grama Natural de altíssima qualidade nos mais diversos segmentos e regiões do Brasil.
    Visite nosso site e confira os Tipos de Grama que trabalhamos:
    Grama Esmeralda
    Grama Bermudas
    Grama São Carlos
    Grama Batatais
    Grama Santo Agostinho
    Grama Coreana

    Fornecemos para todo o Brasil, solicite-nos um orçamento para sua cidade e obtenha o melhor Preço de Grama do mercado, entre tantos municípios distribuímos:
    Grama em São Paulo SP
    Grama em Campinas SP
    Grama em Guarulhos SP
    Grama em Ribeirão Preto SP
    Grama em Belo Horizonte MG
    Grama em Rio de Janeiro RJ
    Confira !!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails