quinta-feira, 17 de março de 2011

Placas de energia solar... Sabe como funciona?

Olá, amigos! Tudo bem?

Vocês sabem que o Brasil é um país de clima tropical, não é mesmo?! Pois é, eu adoro esse clima onde temos muita luz do Sol quase o ano todo. E o mais interessante é que podemos aproveitar a energia solar e transformá-la em energia elétrica para nossa casa. Isso é muito legal!


Vou mostrar como funcionam as placas de energia solar! Estou fazendo uma pesquisa, Porque queria que a placa que montei no bosque funcionasse de verdade! Estão vendo aí no meu barco-oficina?

São dois tipos:

1º) A placa consiste numa superfície escura que absorve a luz do Sol e à transforma em calor, ou seja, existe um mecanismo que depois de absorvida a luminosidade, o calor é levado para dentro de sua casa direto para os chuveiros ou torneiras, e deixa a água bem quentinha para seu banho.

2º) Esta outra placa é chamada de Conversor de eletricidade. Ela capta a luz do Sol e à transforma em energia elétrica.

Veja como acontece:

A placa solar é composta por células fotovoltaicas (Nome estranho, né?!), ou melhor, são células solares feitas de um material semicondutor de energia chamado silício. Quando a luz Solar se encontra com as células de silício, pedacinhos desse material chamados de átomos deslocam outros pedacinhos bem pequenos chamados de elétrons, esse deslocamento gera a energia elétrica. Uffa!

Você sabia que:

• O efeito fotovoltaica foi descoberto em 1887 pelo físico Alemão Heinrich R. Hertz (1857 – 1894)

Tem muitas vantagens:

• Energia Solar não polui durante seu uso

• As placas solares estão cada vez mais eficientes, podendo capatar mais energia luminosa

• Não precisa de linhas de transmissão(fios elétricos) para chegar ao loca

• A utilização dessa energia ajuda a diminuir a demanda energética

E o melhor de tudo é que essa energia é limpinha e não causa impactos ambientais como a energia gerada por Usinas Hidrelétricas.

Utilizando a energia solar, você e sua família podem ter uma casa sustentável em energia! Dessa maneira, vocês praticam a Permacultura, que é entender que no nosso ambiente tudo está conectado e é útil para alguma coisa; no caso a energia do Sol é útil para gerar energia elétrica e energia em forma de calor.

Faça parte deste ciclo! Peça para o papai e para a mamãe pesquisarem mais sobre as placas de energia solar e colocarem em sua casa.

Eu vou contar tudo para a Turma da Árvore! Aposto que eles vão adorar.

Vamos aproveitar a energia do Sol e cuidar do nosso Planeta!

Abraços e até mais,

Toró
Pesquisa e texto: Bióloga Élen Soares, colaboradora do Estúdio, que
deixa a janela bem aberta para também aproveitar muita luz solar!

 

2 comentários:

  1. ola parabens pelo blog ta show muito bom seu blog ja passei a ser seguidor se quiser me seguir agradeço abraços e sucesso!!
    http://audienciadatvrealtimes.blogspot.com/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails