sexta-feira, 1 de abril de 2011

Animais silvestres no jardim! Como lidar?

Olá, amiguinhos de bosque! Como vão?

Sabia que sempre que venho tirar meu cochilinho aqui na minha Embaúba favorita, vejo  animais silvestres visitando o bosque da vila? Aliás, vocês sabem o que é um animal silvestre?

Animais silvestres: São aqueles que naturalmente vivem na natureza e são ariscos à presença humana, como por exemplo: o macaco, o quati, o jabuti, o papagaio, a serpente, entre outros. E sua domesticação não faz parte do processo natural de vida deles. Diferente dos animais domésticos que possuem o costume de viver com os humanos, como os gatos e cachorros.

Eu sou um animal silvestre!

Então, daqui de cima eu os vejo, esses dias mesmo eu avistei um mico-leão-dourado, ele veio se alimentar das frutas que têm aqui no bosque, eu fiquei bem quietinha e, logo, ele foi embora. Já, hoje de manhã, veio um papagaio que descansou no galho de uma árvore! Era lindo!

Mas, afinal, o que fazer quando um animal silvestre aparece no nosso quintal?

• O mais importante sempre é evitar contato e esperar ele ir embora

• Só manuseie um animal silvestre se for instruído pela Polícia Ambiental

• Caso realmente precise manusear o animal, peça para um adulto que saiba fazer, use sempre luvas e equipamentos de proteção para evitar o risco de levar uma mordida ou uma bicada e adquirir alguma doença

• Nunca queira adotá-lo como bichinho de estimação, já que, eles são silvestres e não possuem autorização adequada para isso

• Se o animal estiver machucado, for filhote e estiver sempre sozinho (neste caso pode ser um órfão, como eu), ligue para o Bombeiro ou para a Polícia Ambiental.

Eles enviarão o bichinho a locais adequados com os cuidados necessários, como por exemplo, um Centro de Reabilitação Animal, onde cuidarão dele e depois se possível o devolverão à natureza.

Entrem no site do IBAMA para maiores informações, é muito útil!


Você sabia que:

• Criar animais silvestres sem autorização do IBAMA é crime. É proibido por Lei e a multa é altona!

• Significado de IBAMA: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis

Agora que vocês já sabem como agir quando encontrar um animal silvestre em casa, vou tirar um cochilinho! Abraços apertados de bicho preguiça! 

Moleza

Texto: Bióloga Élen Soares, colaboradora do Estúdio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails