sexta-feira, 15 de abril de 2011

As aves adoram viajar em bando! Qual o motivo?

Olá, amigos da Turma da Árvore! Como vão?


Como vocês sabem, durante muito tempo da minha vida, eu trabalhei entregando cartas e conheci muitos pássaros pelos ares!



E muitos deles voam em bando, este é um costume da maioria das aves, especialmente as aves migratórias, ou seja, são aves que realizam migração, vão de um local a outro em determinada época do ano, geralmente em busca de alimento, devido ao clima ou no período de reprodução. Em geral, migram em busca de melhores condições de vida! Interessante, não é?

Voar em bando é um modo organizado das aves migratórias gastarem menos energia e conseguirem chegar a distâncias maiores. Dessa maneira, elas se organizam e voam também em forma de “V”, a fim de, um indivíduo do bando diminuir a resistência contra o vento e facilitar o vôo de quem está atrás, e a ave que se cansa dá a frente ao seu colega, dessa maneira a economia de energia é tanta, que ao fim da jornada, os pássaros alcançam até 70% mais longe do que se voassem sozinhos ou de forma desordenada! Bom, né?

Outro ponto positivo do vôo em bando é que uma ave protege a outra de predadores, que ficam preocupados de atacar uma delas e acontecer uma revoada das outras. Que interessante isso!

Alguns exemplos de aves migratórias:

• Aves marinhas

• Cisne

• Pelicanos

• Gansos

• Flamingos


E mais legal ainda é perceber que outros animais também fazem isso. Alguém se lembra de algum exemplo? Os peixes também nadam em cardumes!

Cardume: Bando de peixes, multidão ou aglomerado de peixes.

Você sabia que:

• Os pelicanos que voam na formação do grupo batem as asas com menor velocidade e possuem batimento cardíaco mais baixo. Isso mostra que, voar em bando e em formação de “V” conserva sua energia, fazendo com que eles possam voar por mais tempo por longas distâncias.

Eu, sou um João-de-barro, como não sou uma ave migratória, não tenho o costume nem a necessidade de voar para muito longe, por isso não preciso voar em bando. E durante muitos anos de minha vida, só precisei voar pela vizinhança para trabalhar como João-de-barro Correio, e estes anos me deram muita experiência de vida!

Agora vou dar um passeio pelo céu. Logo, conto novas histórias para vocês!

Abraços de passarinho e até logo, amigos da turma!

Seu João

Texto e Pesquisa: Bióloga Élen Soares, colaboradora do Estúdio.
Criação Estúdio Casinha na Árvore

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails