quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Recado do Seu João!

Boa tarde, pessoal!

Ontem lá na Escola Verde, o Seu João convidou todos pra sentarem em uma roda pra ouvir o que ele tinha para nos contar, a gente achou muito importante! Pra todo mundo ficar sabendo, resolvi compartilhar com vocês, aqui abaixo vai o textinho do nosso querido passarinho.

"Olá, Turminha!

As aulas ainda não voltaram, então, todos temos mais uma semaninha de descanso e brincadeiras pelo bosque e arredores da Escola!
E é claro, que todos também têm ouvido muitas histórias, afinal como bom joão-de-barro correio aposentado, não posso parar de contar causos e experiências do meu passado! Mas hoje vou ser breve, turminha. E o que tenho para contar é super importante e faz parte da vida de todos! Queria conversar com vocês sobre o uso do papel! É, o papel das embalagens de comida, de caixas de produto de beleza, do papel de revista, usado para impressão, dos bloquinhos, daquele do desenho, todos esses! Vocês devem saber que para a gente fazer o papel, é preciso muita madeira, não é? Um amigo me disse que para cada tonelada de papel, temos que usar 3 toneladas de madeira... E mais, muita, mas muita água, é a produção que mais precisa desse recurso! Mas olhem, como passarinho viajante, tenho mais coisas pra dizer, além do monte de água, da madeira, que pode ser reflorestada, mas que é sempre o eucalipto, uma única espécie que não substitui toda biodiversidade nativa, tem ainda todos os produtos químicos que são usados para clarear o papel e deixá-lo branquinho! Todas essas substâncias são muito poluentes!

Ah... Então, o Seu João está dizendo que a gente não deve mais colorir, comprar livros e desenhar? Nada disso, coleguinhas! Temos muitos jeitos de diminuir o uso de água, madeira e produtos químicos! A gente deve separar o papel e reciclar sempre, o que já ajuda muito! Mas ainda mais importante é pensar muito bem antes de imprimir, antes de comprar um produto cheio de embalagem, antes de aceitar folhetinhos de propaganda, antes de jogar fora um papel que só foi escrito de um lado! Não é? Reduzir é fundamental, turminha!


Vamos fazer isso? No bosque, a gente desenha dos dois lados da folha e usa papel de revista para fazer muita arte, não é? É isso aí! Esse é o recado de hoje, turma!
Bom fim de semana para todos!"

(Seu João)

E um grande abraço meu também!

Toró

2 comentários:

  1. Oiê!
    Otimas dicas! O principal é desenvolver a consciência sobre a responsabilidade ambiental de cada um!
    Estou passando para avisar que está rolando uma promo lá no meu bloguinho!
    Vc manda uma foto do seu cantinho favorito da casa ou do jardim e concorre a um prêmio! A idéia é compartilhar experiências de decoração e paisagismo!
    Passe lá e confira:
    http://coisasdamaura.blogspot.com/2009/07/novidade-mostre-seu-cantinho-e-concorra.html
    Um forte abraço,
    da seguidora Maura

    ResponderExcluir
  2. beautiful blg..I just love it..also the ideea and the topics from here..GRATZ!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails