sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Um ouriço no bosque!



Pessoas, vocês não vão acreditar no que eu vi hoje durante minha aventura pelos arredores do nosso bosque! Um ouriço do mato!

Ou melhor, um filhote de ouriço do mato, ainda bem pequeno, branquinho e sem espinhos agarrado a um arbusto. Ele estava lá com os olhos abertos, mas muito quietinho. Foi dificil vê-lo, estava super escondido entre as folhas. Mas os pêlos brancos chamaram minha atenção. Logo peguei a máquina e tirei uma foto tomando cuidado para não assustá-lo! Parecia tão indefeso... Olhei em volta a procura dos seus pais, mas estava sozinho. Fiquei um tempão olhando ele piscar os pequenos olhos, mexer um pouco o seu rabo comprido... Que demais esse bichinho!

Eu nunca tinha visto um filhote! Já vi em livros como ficam adultos, com espinhos e com a cor amarronzada, mas são bem maiores que este tímido peludo que encontrei. Que sorte a minha! Ótima aventura! Voltei para o bosque e já fui catalogar a nova descoberta! Lembram das minhas fichas? Tô aqui fazendo uma nova do ouriço do mato. Fui dar uma pesquisada em um livro de animais e descobri que o ouriço do mato é um roedor que pode ter até 5 kg, ele se alimenta de frutos, brotos, sementes, folhas e casca de árvores. Parece que os espinhos dos adultos são muito pontiagudos e fortes. Ele é um animal quietinho e bem lento, mas quando sente que vai ser atacado... Pode ser um perigo! Solta todos os espinhos no predador! Ai...Isso deve machucar! Então, é bom deixarmos ele viver tranquilo no seu ambiente!

Bom, vou mostrar para a Turma a foto! Acho que vão adorar saber do novo bichinho que ronda o bosque!

Um abração,


Tuca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails