quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Bate-papo com a Martins Reciclagem!


Olá, pessoas! Tudo bom?
Tenho que relatar um passeio super bacana que fiz na semana passada! Aprendi muito e resolvi dar uma de repórter para não deixar de passar nenhuma informação para vocês! Fui conhecer um pessoal muito legal que coleta óleo usado em restaurantes, escolas e casas na cidade de São Paulo e entrega para reciclagem. A empresa é a Martins Reciclagem e esses dois irmãos têm muito o que nos ensinar, porque ajudam e muito nosso planeta. Olhem que bacana nossa conversa!

Eu: Olá, equipe da Martins Reciclagem! Achei muito legal o convite para conhecer o trabalho de vocês! Lá no bosque, a gente já guarda o óleo usado por várias mães do bairro, mas a gente não sabe bem como funciona a reciclagem... Como é o trabalho de vocês?

Martins Reciclagem: Tuca, nosso trabalho é o de recolher e encaminhar para o processo de reciclagem todo óleo que é usado em residências, escolas, indústrias, bares e restaurantes. As pessoas sabem que o óleo depois de usado não pode ser jogado no esgoto por ser muito prejudicial ao meio ambiente, pois ele alimenta pragas urbanas como baratas, ratos além de gerar gás metano que colabora com o efeito estufa, mas, mesmo assim, muitas vezes não sabem onde deixá-lo para reciclagem. Em locais que se consomem muito óleo, nós deixamos um tambor de 50 litros que é trocado sempre que está cheio, nas residências onde o consumo é pequeno, nós orientamos aos consumidores a armazenar o óleo usado em garrafas PET de 2 litros e nos chamar para retirada quando estiver com 10 garrafas cheias.

Eu: Ah... Então a gente pode levar esse óleo do bosque para uma escola e vocês passam por lá para pegar? Que bom! Vou avisar toda a turma! E depois disso, onde fica guardado todo esse óleo? Quantos litros vocês coletam?

MR: Sim, Tuca, nós temos alguns postos de coleta em algumas escolas, estamos em campanha para filiar mais escolas e comércio em geral para recolher este óleo das suas comunidades. Aliás, todas as escolas que tiverem interesse, podem entrar em contato com a gente!
No começo do nosso trabalho, nós visitávamos feiras-livres orientando a população e recolhendo este resíduo, aliás, nosso projeto pode ser estendido para todo tipo de reciclável, as pessoas vão à feira com seu carrinho ou sacola vazia, por exemplo, elas poderiam muito bem aproveitar para levar seu óleo e material reciclado, achamos que as prefeituras deveriam ter containeres para as pessoas depositarem esses recicláveis. Essa ação ajudaria muito na preservação do meio ambiente e geraria renda para grupos de catadores.

Eu: Olha, seria mesmo uma ótima idéia! Mas, voltando ao processo da reciclagem... E aí depois de colocarem todo o óleo nos galões nos postos de coleta, para onde levam?
Óleo armazenado em galões

MR: Recolhemos em média 6.000 litros por mês,Tuca, então nós encaminhamos para uma indústria que cuida do processo de filtragem e limpeza deste óleo. O óleo sujo, misturado com água, restos de alimentos passa por vários equipamentos até sair limpinho.

Eu: Uau! É muito óleo, hein? E vocês sabem como é feita a reciclagem? O que esse óleo pode virar?

MR: Ah sim, Tuca! O processo é lento e passa por várias etapas de filtragens antes de virar matéria prima para a indústria de sabões, ração animal e combustível como o biodiesel.

Eu: Muito bacana! Quanta coisa a gente pode fazer com óleo usado! E aí, esses produtos voltam para as escolas e restaurantes?

MR: Sim trabalhamos no processo de escambo. Para cada 50 litros coletados, entregamos 10 litros de produtos de limpeza (água sanitária e/ou desinfetante e/ou detergente e/ou vassouras e/ou rodos). Os produtos que entregamos são comprados de indústrias certificadas pela ANVISA, não são produzidos por nós.

Eu: Olha, achei super interessante tudo isso, pessoal! Tô ansioso pra voltar para o bosque e contar pra Turma o que aprendi e também para todas as mães do bairro! Onde mesmo a gente deve deixar o óleo para vocês coletarem?

MR: Tuca, parabéns pelo interesse neste assunto que é muito importante para o meio ambiente. Avise sua mãe e seus vizinhos para montar um posto de coleta no seu bairro, se todos colaborarem, o meio ambiente do qual nós fazemos parte será muito melhor para viver.

Eu: Muito obrigado! Foi demais o passeio! E acho que todo mundo vai se motivar a nunca mais jogar óleo fora! Quanto desperdício! E que poluição à toa! Bem legal o trabalho de vocês! Até mais!

MR: Até mais, Tuca! E obrigado por lembrar a todos que se cada um ajudar um pouco, o pouco ficará muito.

E foi assim o meu passeio na Martins Reciclagem, amigos! Viram como a gente pode ajudar o planeta só guardando o óleo usado? Vamos organizar postos de coleta em nossas escolas, bairro e também no trabalho dos nossos pais! O que acham?

Para vocês conhecerem mais o trabalho e filiarem um posto de coleta, entrem no site:
http://www.martinsreciclagem.com ou escrevam para contato@martinsreciclagem.com


Um abração,


Tuca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails