Pra começar muito bem esta semana, vim falar com vocês sobre um projeto pra lá de bacana chamado Dulcinéia Catadora. Sabem o que faz esse projeto? Um grupo de catadores e seus filhos, juntamente com artistas plásticos editam livros infantis com capas de papelão coletado!
Não é demais? Estou aqui até agora de bico aberto com essa idéia genial.
A idéia é importada e veio do Eloísa Cartonera, coletivo que começou essa atividade na Argentina há quatro anos. Esse super trabalho tem parceria aqui no Brasil com o Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis que selecionam adolescentes, filhos de catadores de cooperativas aqui de São Paulo, para participarem da oficina (onde aprendem a produzir esses livros). A Dulcinéia Catadora nasceu em 2007 e espero que tenha uma vida muito longa!
Muitos livros bem legais já foram publicados! No site e blog do projeto, vocês podem ver mais fotos das oficinas, conhecer os títulos já editados e saber onde encontrar esse projeto!
Meu abraço de passarinho aos participantes desse projeto! O trabalho é demais, afinal, torna o livro mais acessível, ensina um ofício muito interessante e ainda recicla ao mesmo tempo!
Até mais,
Seu João
As imagens foram retiradas do blog do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário