quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Plantinhas sem sede!


Olá, pessoal! Tudo bom com vocês?

Acabo de aprender um jeito de regar as plantas do bosque, os canteiros e também as verduras da horta nos dias que viajo ou não posso passar por aqui! Olhem que dica legal! Eu vi em um livro que contava como funciona a irrigação em lugares muito áridos com solos arenosos como na África, esse era o exemplo do livro, mas eu imagino que por aqui no Brasil, a gente pode usar em muitas regiões! É fácil de fazer nossa irrigação verde.

Vamos precisar de:

uma pá para cavar a terra,
potes, moringas ou vasos de barro,

um retalho de tecido ou pano,
barbante.

Nosso jardim ou horta será regado por meio de potes com água enterrados. A terra vai puxar a água e irrigar as raízes. Não é bacana? Isso é possível, porque os vasos que vamos enterrar têm paredes de barro e permitem que a água saia aos pouquinhos. Para fazer a experiência, começamos tirando a terra com a pá do lugar escolhido, sem machucar as raízes que estão por perto, certo? Aí, enterramos o vaso deixando sua boca para fora! E então, antes de viajar ou em épocas bem secas ou quentes, basta a gente encher esses potes com água e amarrar um pano com barbante em sua boca. Sabem o motivo? A gente quer dar água para as plantinhas, mas não quer criar casinhas para dengue, né? Então, vamos deixá-los bem fechados. Se o pano for fino e tiver pequenos buraquinhos, melhor! Assim a água da chuva pode penetrar e nossa irrigação vai funcionar naturalmente!

Gostaram dessa experiência? Estou indo para casa procurar vasos com o meu pai, acho que ele vai adorar a idéia! Vou viajar tranquilo no fim do ano!


Um abração para todos e boa experiência!

Tuca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails