quinta-feira, 22 de julho de 2010

Descobri a gelatinosa caravela portuguesa!

Oi, pessoal! Como estão indo as férias?

Aqui continuo todo empenhado em descobrir animais diferentes e curiosos para completar as páginas do meu diário! O animal de hoje é muito legal!: a caravela portuguesa ou a garrafa azul!  Só os seus nomes já são curiosos. Assim que ouvi falar em um filme, fui logo saber mais em meus livros de biologia! Pessoal, ela é parente da água-viva, sabem? 

Seu corpo é todo gelatinoso e sua boca fica bem no centro e é toda envolvida por muitos tentáculos. Eles não se movimentam sozinhos, ela nada flutuando na água, acompanha correntes marítimas. Os tentáculos são voltados para baixo e servem para a defesa, eles liberam uma substância tóxica e que pode causar uma reação alérgica!  É, eu vi que ela pode queimar pessoas quando está perto da praia, mas o normal é viver lá em mar aberto! Eu achei tudo isso muito interessante. A caravela se alimenta de pequenos peixes, de crustáceos e plânctons (aqueles bichinhos bem pequenininhos).

Uma curiosidade que achei demais é que esse animal gelatinoso é, na verdade, uma colônia de animais! É! Ela é um agrupamento de animais que vive flutuando juntos na água. Por isso o seu nome: caravela portuguesa! Ela além de ser parecida, viaja com muitos habitantes e se locomove com o auxílio dos ventos! Agora entendi porquê do nome. E garrafa azul? Ah, é só ver uma fotinho que dá para perceber! Oha lá no meu desenho também!

Sabe o que mais descobri? As tartarugas, que são imunes ao seu veneno, adoram se alimentar da caravela, é um alimento bem importante para elas. Mas tem uma coisa triste! Como tem muitos sacos plásticos no mar, é comum ver tartarugas morrerem asfixiadas por eles! Quando as tartarugas os vêm boiando, acham que são caravelas e... Nhac! Mas isso pode fazer muito mal a elas! Então, nada de deixarmos saquinhos na praia! O lugar deles é no lixo!

Gostaram? Eu estou bem animado com esses novos animais do meu diário! Volto logo pra contar mais de suas páginas!

Tuca

Pesquisa: Bióloga Paula Leme, colaboradora do Estúdio Casinha na Árvore
Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Estúdio Casinha na Árvore.

2 comentários:

  1. Que bacana!
    Adorei, esse blog será de grande ajuda para com meus filhos, ideias maravilhosas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. vlw ajudou com o trabalho e ciencias sobre os cnidarios !!!!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails