terça-feira, 13 de julho de 2010

Os super animais da África do Sul!

Olá, amigões da Turma da Árvore!

Acabo de escrever novas curiosidades no meu diário e precisava compartilhá-las com vocês! Nesses últimos dias, teve Copa do Mundo na África do Sul, não é? Eu estava sempre de olho em tudo que acontecia por lá com meu pai. E sabem que nem tanto pelos jogos, claro que assisti um montão, mas o que achei demais mesmo, foi conhecer mais esse país! Acho que conhecia pouco sobre esse lugar com tanta coisa interessante! Fica ao sul do continente Africano, bem na pontinha, e abriga vários Parques Nacionais, importantes para a conservação de espécies animais. Não é legal?

Logo que vi um documentário sobre alguns deles, fui correndo pesquisar mais para incluir seus animais, habitats, curiosidades no meu diário!
Lá habitam os "big five" (os cinco grandões!): leões, elefantes, búfalos, leopardos e rinocerontes, além de muitas outras espécies de animais, como as zebras e as girafas!

As zebras são mamíferos parecidos com os cavalos, mas com muitas diferenças! A pelagem é coberta por listras em preto e branco e o ventre, a sua barriga, é toda branca. Apesar de as zebras se parecerem, as listras nunca são iguais, são como impressões digitais, cada uma tem a sua. Eu achei isso muito legal! As listras são ótimas para a camuflagem da zebra, quando estão na manada, as listras
podem confundir o predador.
Além disso, durante à noite, as listras se parecem com as sombras das árvores. Descobri que elas vivem em manadas, que são grupos que podem ter muitos indivíduos, entre machos, fêmeas e filhotes. Todos vivem juntos! É comum encontrar as zebras em regiões próximas a rios e lagos. Elas são caçadas por leoas e hienas, e usam a corrida e o coice como defesa. Isso deve machucar um pouco, né? São animais herbívoros (alimentam-se de vegetais) e pesam mais de 200Kg!

as girafas sempre me chamaram atenção por sua altura, chegam aos 5,5 metros! Isso é muito! Ela devem conseguir enxergar na janela do segundo andar de um prêdio, não é? Elas também vivem em grupos e têm longas línguas que ajudam a pegar folhas em locais bem altos. Isso deve ser divertido! Elas podem chegar aos 500Kg e medir mais de 2m de comprimento, são animais bem grandes! Mas também só comem vegetais! Suas pernas são longas, e as dianteiras são mais longas que as traseiras. Outra curiosidade legal: as girafas possuem cornos (como pequenos chifres) pequenos recobertos por pele. Já tinham percebido?

Aí, também fui saber mais sobre as leoas! Pessoas, sempre ouvimos falar que os leões são os reis da selva, mas as leoas (as fêmeas) também são importantíssimas! Descobri coisas legais sobre elas! São as leoas que caçam e cuidam dos filhotes, enquanto os machos cuidam do território. Isso também é bem importante, né? Assim como nós temos nossa casa, os animais têm seu território, que são demarcados com cheiros (de urina, ou do próprio animal, que se esfrega em troncos de árvores) e com sons. Fiquei imaginando como eles fazem isso! Muito interessante! Os leões são carnívoros, comem outros animais. Os machos pesam até 250Kg, e as fêmeas até 180Kg! São também bem grandões! descobri uma coisa que eu nem imaginava: Sabe para que servem suas jubas? Protegem seu pesoço e cabeça quando eles brigam com outros animais! Um super capacete, não é?

Gostaram? Eu fiquei cheio de vontade de saber mais sobre esses grandalhões! Quantos animais diferentes vivem na África do Sul! Vocês já sabiam de tudo isso?

Assim que tiver mais novidades nas folhas do eu diário, venho contar para vocês!

Tuca
Pesquisa: Bióloga Paula Leme, colaboradora do Estúdio Casinha na Árvore.
Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Estúdio Casinha na Árvore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails