quinta-feira, 26 de maio de 2011

Alerta importante do Seu João: medicamentos devem ser descartados corretamente!

Olá amigos da Turma da Árvore! Como vão?

Lembrei de algo muito importante que deixamos passar despercebido no dia a dia e vim contar pra vocês.

Estava, eu, ontem fazendo meu vôo matinal quando avistei muitas caixas de remédio jogadas numa calçada próxima a um córrego. Imaginem, que perigo!

Sei que todos nós algum dia precisamos de remédio receitado pelo médico para cuidar da saúde, certo?!

Mas medicação é coisa séria, e quando perde a validade devemos descartar no lugar correto. Além disso, vocês devem saber bem também que esses frasquinhos e comprimidos devem é ficar longe de crianças! Coisa para turma dos adultos, não é?

Mas essa conversa sobre descarte correto é tão importante que vocês podem alertar os seus pais, avós e profes!

Tal história é nova no Brasil, a partir do segundo semestre de Julho, teremos uma nova forma de descarte para cinco grupos de resíduos e entre eles está o remédio. Isso acontecerá, pois a Política Nacional de Recursos Sólidos exige a vigência da Logística Reversa. Sabe o que é?

Logística Reversa: É quando, nós, consumidores depois de utilizar produtos, podemos devolver ele ou sua embalagem no distribuidor ou fabricante. E esta Lei definiu que todos os fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e cidadãos têm a responsabilidade compartilhada na correta destinação do produto adquirido.

O descarte correto de medicamentos já vem sendo discutido pelo ANVISA-(Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), porém, com esta Lei estes resíduos terão o destino recomendado. Já que esta ação ainda não entrou em vigor, o que podemos fazer é  avisar o papai e a mamãe, para:

• Não comprar remédio em excesso, a fim de, utilizá-lo todo antes de ultrapassar a data de validade

• Jamais descartar no vaso sanitário, este ato pode inativar o produtos, porém, traz muitos malefícios ao meio ambiente

• Caso o remédio perca o prazo de validade, guardar em um local seguro em casa, já que, falta pouco tempo para aplicarmos a logística reversa, daí, será só entregar na farmácia e eles encaminham para a destinação correta

• Sempre deixar o medicamento longe de criança

• Não jogar no lixo comum, pois, no aterro sanitário junto com lixo doméstico as conseqüências podem ser grandes e é considerado um risco de saúde pública

Assim evitamos a contaminação do meio ambiente pelos componentes químicos!

Curiosidade:

• No dia 15 de abril na ANVISA, representantes do setor público e privado debateram os riscos envolvidos no descarte de medicamentos e quais serão as medidas tomadas para assegurar a correta destinação desses produtos. Ou seja, pessoas que fabricam e disponibilizam remédios foram para uma reunião e lá conversaram sobre o descarte correto dos medicamentos.

Agora precisamos esperar um pouquinho pra saber os resultados! Então, crianças, vamos alertar todos os adultos: muito cuidado com medicamentos, já que, seu descarte incorreto trás conseqüências à saúde e ao meio ambiente.

Bom, agora vou encontrar meus amigos pássaros e contar sobre a nova lei e espalhar a notícia para outros bandos, assim todos ficam sabendo!

Abraços de passarinho, amigos da Turma!

Seu João

Pesquisa e texto da bióloga e colaboradora do Estúdio, Élen Soares, que evita só compra a quantidade certinha de medicamentos e guarda tudo bem longe das crianças!


2 comentários:

  1. Excelente alerta, Seu João.

    Também vou piar lá no twitter...

    Estou usando a agenda que ganhei no sorteio, com muito carinho, viu?

    beijinhos fresquinhos

    ResponderExcluir
  2. Que alerta importante!

    Tenho o hábito de levar os remedios que não tem mais utilidade pro hospital, onde eles fazem a coleta e se não servii jogam no lugares apropriados, foii assim que recebi a informação e que faço!


    Bjo!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails