quinta-feira, 16 de junho de 2011

Afinal, o que é o pinhão?

E aí, pessoal! Como vai todo mundo?

Nesta época de festa junina eu gosto muito de participar das brincadeiras, ganhar prendas e me divertir. Mas o que eu mais gosto de comer é o pinhão. Sempre me pergunto o que é: fruto, semente ou inflorescência do pinheiro? Fui pesquisar!


Vou contar tudo o que descobri! Acompanhem, amigos da Turma!

O pinhão que comemos é uma semente que pode ser de algumas espécies de árvores da família das pináceas e das araucariáceas. Ela fica localizada dentro da pinha que é o fruto, por exemplo, da Araucária. Então, é assim: a árvore Araucária tem seu fruto que não é comestíve e dentro dela estão as sementes que são os pinhões que, quando cozidos, podemos comer. Que interessante! Já viu esta semente, não é? Todos já provaram?

Propriedades: Ela tem forma quase triangular e mede em torno de 6 cm, a parte de dentro é branca recoberta com uma casca lisa de cor castanha. É basicamente de amido, aquele também encontrado na batata, arroz e feijão. Possui proteína, cálcio, ferro, vitaminas, A, B1, B2, B5, C, fósforo e lipídios. Uau é um alimento muito nutritivo!

Agora é só pedir para um adulto cozinhar o pinhão em água fervente até que a casca comece abrir e a polpa fique macia. É rápido e fácil!

*Curiosidades bacanas*

• A pinha, fruto onde estão aglomerados os pinhões, leva dois anos para amadurecer

• A resina do pinhão serve de base para a fabricação de alguns produtos como a acetona e vernizes

• Entre maio e julho, as pinhas das araucárias ou pinheiros brasileiros liberam as sementes, provavelmente com a dilatação, devido ao aquecimento do sol e os pinhões espalham-se num raio de 50 metros. Esta é uma maneira de fazer a disseminação.

Disseminação?

Significado: Dispersão, derramamento, propagação. Na botânica – dispersão natural das sementes pelo solo na época de sua maturação, ou seja, espalhar sementes para nascer novas árvores.

Informações legais:

Estes pinheiros, dos quais estamos falando, são predominantes em lugares mais frios aqui no Brasil. Na região Sul, por exemplo, existe a Mata de Araucárias, pois, o clima da região possui estações delimitadas e o inverno bem gelado, mas esses pinheiros também são encontrados em outras regiões em planaltos e fazem parte da Mata Atlântica.

Infelizmente a Araucária já foi muito desmatada e outra ameaça a esta espécie é o aquecimento global, pois, ela se desenvolve numa faixa de temperatura entre 5 e 17°C. E é endêmica da América do Sul, sendo também encontrada em algumas regiões do Uruguai e Argentina. Vamos preservas as matas!

Hum... Mas que vontade de comer pinhão! Quero que chegue logo o final de semana pra aproveitar o arraial!

Curtiram a pesquisa? Até a próxima!

Tuca

Pesquisa e texto da bióloga e colaboradora do Estúdio, Élen Soares, que aguarda ansiosamente o pinhão ficar pronto na panela!

3 comentários:

  1. Adorei essas infos sobre o pinhão! Meu filho de 1 ano e 7 meses adoooora! Agora vou dar pra ele com gosto! Rsrsrs.... Muito obrigada, parabéns pelo blog! Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Gimnosperma não produz frutos! A pinha não é fruta não, é estróbilo.

    ResponderExcluir
  3. Gimnosperma não produz frutos! A pinha não é fruta não, é estróbilo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails