quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Ai, ai, ai... Quantos saquinhos!

Aqui é a Clarinha falando! Bom dia!

Tô emburrada hoje! Desculpem-me, mas não tenho como não ficar. Acabo de chegar das compras com minha mãe, a gente foi no supermercado comprar coisas pro almoço e também já pro fim-de-semana, demos uma passada na farmácia e fomos depois a uma papelaria, eu precisava comprar umas canetinhas pra um trabalho da escola.


O passeio não foi chato, eu sempre gosto muito de acompanhar a minha mãe, já que hoje minha aula é só à tarde, fui ajudá-la! Mas... Ah! Fiquei tão brava com as pessoas que estavam fazendo compras! E com as que estavam vendendo também! Não consigo entender como é que podem pegar tantos saquinhos plásticos a cada comprinha! Não sabem que aquele saquinho não é degradável? Que vai demorar milhares, mas milhares de anos mesmo para se decompor? Que a gente recicla só uns 2% dos saquinhos plásticos que produzimos?

É muito triste ver as pessoas indo à farmácia e levando um produto bem pequeno que caberia no bolso em um saco plástico! E aí, vão pra papelaria e compram outra coisa pequenininha e mais um saquinho! É hora de falar: “Não, muito obrigada, eu guardo aqui na minha bolsa.” Ou também: “Não, obrigada, trouxe uma sacolinha de casa.” Porque a gente sabe que depois que a gente chega em casa, o saquinho vai se juntar a um montão de outros que já tão lá se acumulando! E mais muitos e muitos outros vão sendo produzidos! Pra onde eles vão depois? Os saquinhos plásticos poluem muito a natureza! A gente vê tanto saquinho jogado nas matas, nos rios...

E então para diminuir essa poluição agora existem os saquinhos biodegradáveis! É, sacos plásticos que são feitos de amido de milho, mandioca ou batata, sabiam? Eles são também bem resistentes, mas se decompõem muito rápido na natureza e ainda alimentam a terra, servem de adubo natural! É ótimo, não é? Mas não adianta nadinha se a gente também usar pilhas desses saquinhos e não reutilizar nem um pouco! É o mesmo desperdício, afinal... Um montão de sacos orgânicos também vai ter que ser produzido! O que a gente tem que fazer é usar muitas vezes cada saquinho ou sacola, diminuir o número, levar nossa sacola de pano de casa, guardar aquele saquinho na bolsa e usar no dia seguinte e no outro e no outro! Eu mesma tenho uma sacolinha linda minha! Ela é toda colorida e vai e volta sempre comigo das compras!

Vamos acabar com esse desperdício!
A montanha de saquinhos tem que diminuir!


Clarinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails