domingo, 1 de março de 2009

Tá esquentando! Tá esquentando!



Bom dia, pessoas!
Ah... Que lindo domingo de sol! Um dia gostoso pra preparar a mochila e sair pra um parque com a turma e curtir o calor e também a sombrinha das árvores! Mas antes desse programa relaxante, queria falar de um probleminha bem importante!
O nosso planeta tá sofrendo, sofrendo com o calorão, pessoal! A temperatura tá subindo! O aquecimento global é muito sério, mas há muito que a gente pode fazer para ajudar a mudar a carinha desse planeta!
Pra começar, vocês sabem qual o motivo desse aquecimento?
A Terra precisa de alguns tipos gases na atmosfera para deixar a temperatura agradável para vivermos aqui, se não tivéssemos metano, dióxido de carbono e outros gases, a gente congelaria! Mas, o problema é que estamos emitindo muito mais do que seria necessário desses gases e um montão está sendo acumulado em volta do planeta! Resultado: a Terra está segurando muito calor a sua volta e precisa da nossa ajuda para parar de suar! E como é que a gente pode mudar essa situação? A solução está mais próxima da gente do que se imagina! Emitimos esses gases na queima de combustível de carros, na produção de energia e deixamos a situação ainda pior quando cortamos árvores, quando fazemos queimadas, quando deixamos de reciclar nosso lixo!


Então... O meu recado de hoje será uma pequena listinha de tarefas fáceis para a gente livrar nosso planeta desse calorão:


1. Vamos andar mais de bicicleta, a pé e organizar caronas com vizinhos e amigos! – a gente poupa gasolina e deixa de lançar muito gás carbônico.
2. Nada de comprar produto com muita embalagem, vamos reduzir o lixo e também diminuir a emissão do gás! Além disso, vamos sempre separar e reciclar!
3. Plantar árvores e conservar áreas verdes perto da nossa casa! Sabia que durante sua vida, uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico? É isso mesmo, elas são muito importantes! Ao produzir seu alimento, as árvores ajudam muito o nosso planeta!
4. Economize energia em todo lugar que estiver! Desligue aparelhos quando não estiver usando, apague a luz e use lâmpadas fluorescentes na sua casa! Sabia que duram dez vezes mais e economizam 75% de energia?

Esse é meu alerta de hoje, pessoas! Vamos cuidar da Terra!
Ela tá precisando muito da nossa atenção! E é muito simples ajudá-la a se refrescar!


Tuca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails