terça-feira, 17 de março de 2009

Experiência: nosso ciclo da água

Bom dia, pessoal! Tudo bem com vocês?
Faz tempo que eu não apareço por aqui!

Eu tenho uma novidade pra contar!
Agora, toda terça vai ser dia de experiência!
É, vou colocar toda terça-feira uma experiência que a gente inventa no bosque e explicar pra vocês como é que se faz! Tão vendo esses potinhos aí em cima? Já imaginam o que são? Não? São nossos potinhos de observação do ciclo da água! Cada um aqui tem o seu. E pra que eles servem? Pra gente ver como fuciona o ciclo completo da água.

É bem interessante!
Vocês ja devem saber que a água da chuva é reciclada, não é? O sol faz isso direitinho. O calor dos raios aquece toda água que temos no planeta, a água dos oceanos, dos rios, das pocinhas, até da roupa no varal e também das árvores! Essa água toda vira vapor e sobe formando as nuvens, que são a água condensada. Aí, já viram, né? Quando a nuvem fica pesado, bem carregada de água, chove! E a água volta em forma líquida novamente! Por isso que a gente chama de reciclada.
A mesma coisa acontece na nossa experiência! As plantas traspiram muito vapor d'água e enviam muita água para atmosfera durante sua vida. Por isso, no nosso potinho, a gente vai poder acompanhar o ciclo da água e entender bem como funciona!

Como você vai fazer:

É só plantar pequenas mudinhas de ervas no fundo de um pote de vidro ou de plástico transparente, ele tem que ser grandinho como os de pepino ou azeitona, sabe? O nosso solo tem que estar bem úmido e bem cheio de nutrientes, você pode também colocar pedrinhas no seu fundo. Depois de plantada e bem regadinha, feche bem a tampa e coloque em um lugar quente.
Agora é só esperar e ir observando! A gente vai observar durante uma semana o que acontece!
Vamos ver a chuva se formando, olha no seu potinho as gotinhas de água que vão se acumulando no vidro!

Essa foi a experiência dessa terça!
Vou lá olhar como tá o meu pote e anotar no meu diário.

Até mais, pessoal! Boa semana pra vocês!
Tuca

5 comentários:

  1. Oiii! Parabéns pra essa turminha da casinha! Vocês são 10! Continuem com esse trabalho lindo com as crianças, elas são o futuro do nosso planeta! Bjocas

    ResponderExcluir
  2. oi, marcela, tudo bem?

    muito fofo seu blog... quanta informação bacana para as crianças! Amei!! Voltarei sempre aqui e vou dar um link de vcs lá no meu blog...

    bjinhos
    shirley

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria muito que as criancinhas aprendesse mecânica e física quântica agora.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails