quinta-feira, 5 de março de 2009

Longa vida às caixinhas!

Falando da minha oficina... Queria aproveitar e falar sobre uma forma bem legal de aproveitar super bem o material das caixas de suco e leite!

Você deve ter bastante na geladeira da sua casa, mas nem imagina o que a gente pode fazer depois que o suco acaba! Olha que legal o que eu descobri esses dias, vou contar com o maior prazer na minha oficina! Outro dia, abri uma caixinha depois do lanche da tarde, aí, eu vi que a caixa tem três camadas! Já percebeu isso? Uma de papel, outra de plástico e outra de alumínio, que é a parte brilhante de dentro. Fiquei pensando... O que será que eu posso fazer com isso? Aí... Descobri que os coletores que recolhem papel, jornal, revista, também recolhem essas caixas e olha que demais: elas se trasformam em vassouras e telhas até! Acreditam?
Eles fazem assim... Vai imaginando! Nas indústrias de reciclagem, primeiro batem as caixas num liquidificador gigante com água, nesse processo, o papel se solta das outras camadas e forma uma papinha marrom de papel que é usada pra produzir um papel reciclado bem resistente! Depois, do alumínio e do plástico, é produzido um material meio cinzinha que pode servir para fazer telhas, pode fazer material escolar, vassoura, pranchetas, um monte de objetos que a gente nem imagina que já foi uma caixa de leite!
Não é legal? Eu nem acreditava quando vi!

Meu recado, então, é:
Vamos lavar as caixas depois de usar e separar para coleta seletiva!

As caixinhas de Tetra Pak devem ir na cor azul, na lata de papéis! Se a gente reciclar vamos economizar muito plástico, papel e alumínio! E minha mãe também falou pra mim que é uma forma de gerar emprego, sabia? Porque tem muita gente que trabalha coletando, separando e reciclando! Ixi, já falei muito... Vou voltar pra minha oficina, tô lá construindo minha placa de energia solar, lembram? A Turminha já tá me cobrando...


Mas não vamos esquecer! Vamos dar longa vida às caixinhas, pessoal!
Procure um ponto de coleta seletiva perto da sua casa ou entregue para um coletor!

Toró

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails