quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Um flutuador no Tietê!


Olá, amigos da Turma da Árvore! Como vão?


Aqui quem fala é o Seu João! Acabo de voltar de uma longa viagem que fiz com outros colegas passarinhos, sobrevoamos um longo trecho do rio Tietê que atravessa o estado de São Paulo em busca do flutuador que está percorrendo todo o percurso com seu guardião.
Mas, vamos começar entendendo o que é este flutuador e essa história de guardião, não é mesmo? O flutuador é um aparelho redondo feito de vidro e resina que carrega no seu interior um medidor de oxigênio, um localizador e também câmeras que vão registrar toda sua viagem. Esta engenhoca aí em cima foi criada para medir o nível de oxigênio em cada trecho do rio, ele avalia a água por onde está passando e é capaz de nos dizer o quão poluída e imprópria para a vida dos peixes e animais ela está. Deu pra entender um pouquinho? Quanto mais oxigênio a água do rio tiver, mais limpo e próprio ele está. Mas se o nível de oxigênio estiver baixinho, não podemos encontrar nenhum peixe vivo! Afinal, eles precisam de oxigênio para viver, não é? Como a gente! Pelo que vimos hoje, o flutuador e seu guardião, um atleta que o acompanha de caiaque e o livra de plantas e caminhos difíceis para navegar, estão encontrando cenas bem complicadas. Pois é, amigos, como todos sabem, tem lixo demais nesse rio! O flutuador esbarra em saquinhos plásticos, tromba com garrafas, xi, já ficaram presos em muitas barreiras de lixo! E por quanto lugar mal cheiroso eles já passaram!

Mas a pesquisa que está sendo feita é muito importante! Na longa travessia de 500km, o flutuador vai nos mostrar direitinho como está a saúde do nosso rio. E aí, todo mundo deve prestar muita atenção e começar a cuidar bem dele!

Vamos fazer mais vezes esta viagem e visitar novamente o flutuador e seu guardião! Em breve, eu trago mais novidades, amigos!

Um abraço de passarinho,

Seu João

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails