quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Formigas fortes e trabalhadoras!

Olá, amigos da Turma da Árvore!

Hoje eu e o Toró passamos a manhã inteira seguindo uma fila gigantesca de formigas aqui no bosque! Todas estavam levando folhas e algumas sementinhas para o seu ninho. A gente queria saber até onde elas iriam.
Eu fiquei tão empolgado de vê-las trabalhando e carregando folhas tão maiores que seu tamanho que fui saber mais sobre elas com o Seu João. Olhem só que legal! Todas elas têm um cargo na sua colônia e esses cargos se diferenciam pelo tamanho de cada formiga. Essas formigas que nós vemos no parque ou no jardim de casa carregando as folhas, são as formigas cortadeiras. Têm também as grandonas e mal encaradas que são os soldados! Elas têm a função de proteger a entrada do ninho contra invasores.
Achei demais essa organização! O Seu João me disse que todas aquelas formigas operárias que eu vi levando os pedaços de folha para a colônia, na verdade, estavam levando para outras formigas que chamam jardineiras. Essas vivem dentro da colônia e têm esse nome porque são elas que cultivam os fungos do qual todas as formigas se alimentam. Elas trituram as folhas trazidas pelas operárias pra alimentar essses pequenos fungos.
Demais, né? E também, lá dentro da colônia existem as formigas enfermeiras que só cuidam das formiguinhas bebês que estão crescendo para se tornarem formigas fortes e trabalhadoras.
É lá também que vive a formiga rainha, bem no centro do formigueiro. É ela que coloca todos os ovos das novas formiguinhas e todas a respeitam muito! A formiga rainha pode viver até 18 anos! Acreditam?

Tem muita gente que não gosta das formigas, às vezes, lá em casa, minha mãe reclama que elas vão no açucareiro ou nas frutas que estão na mesa. Tem gente que acha que são uma praga, mas o Seu João me disse que toda praga, na verdade, é criada por interferência humana. Isso quer dizer que há algum desiquilíbrio no ecossistema. Triste saber que elas estão na cidade por falta de áreas verdes. Elas até ajudam a cultivar algumas espécies de plantas e flores, sabiam? As saúvas, por exemplo, podam algumas plantas e muitas só florescem por isso! Fiquei tão fascinado por saber que elas são tão organizadas que agora eu e o Toró organizamos uma expedição pelo bosque pra saber onde está cada formigueiro pra observarmos. Só falta convencer a Clarinha de ir com a gente! Ela sempre prefere olhar as flores. Blergh!
É isso aí, amigos!
Já estou atrasado pra encontrar com o Toró!
Um abração!

Tuca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails