quinta-feira, 20 de maio de 2010

Minha grande viagem pelo rio Amazonas!


A longa jornada!

Minha longa carreira como joão de barro correio me permitiu conhecer regiões distantes e incríveis por todo o Brasil. Todos diziam que a espécie joão de barro, por não ser uma ave migratória, deveria fazer entregas mais próximas, já que longas viagens não eram para mim. Que nada! Percorrer longas distâncias e sobrevoar lugares hiper diferentes do meu habitat sempre foram minha grande paixão. Minha família e colegas sentiam saudades, mas sempre adoravam quando eu voltava cheio de histórias e curiosidades! Hoje mesmo lembrei de um trabalho distante que fiz! Fui encarregado de entregar uma correspondência importante lá no norte do país. Já tinha minha casa de barro aqui próxima ao bosque que vivo hoje com a Turma, mas topei a longa trajetória e sobrevoei dias até a chegar à Bacia do Rio Amazonas, era no interior do estado do Amazonas a minha entrega. Acho que foram as paisagens mais bonitas que já vi! Hoje reuni a turma em volta da minha caixa de correio e falei tudo que aprendi sobre o rio Amazonas em minha jornada!


O Rio Amazonas

É o mais longo rio do mundo, e sua maior parte fica no Brasil. Ele é a parte central de uma rede de rios e canais, juntos formam a maior bacia hidrográfica do mundo! O rio nasce no Peru (um dos nossos países vizinhos cheio de lindas paisagens), seu curso nasce na nascente Ucayaly e desagua no Rio Solimões, já aqui no Brasil. Pude ir até sua nascente! Como já estava por lá, fiz questão de sobrevoar ele todinho! Entre a nascente e o oceano Atlântico, o curso d'água ganha os nomes de Lloqueta, Apurimac, Ene, Tambo, Ucayali, Solimões e Amazonas. Complicado, não é? É que sempre que pensamos em rios, pensamos em um único curso, mas os rios são bem interligados e podem percorrem grandes distâncias!

O Amazonas percorre vários estados do Brasil e tem mais ou menos 6.500km². Muito longo!

Durante a viagem, voei junto com as águas do rio, no mesmo sentido. Vocês sabiam que os rios correm em direção ao mar, onde vão desaguar? Pois é, e o volume de água do Rio Amazonas é enorme, pode chegar a 1/10 das águas que vão para os oceanos. Lembro que fiquei de bico aberto quando vi a força das águas se juntando ao oceano. O choque gera ondas gigantes, as chamadas pororocas! Elas têm até 5 metros e podem carregar até algumas árvores! Fiquei vendo bem do alto. Ainda bem que a entrega já tinha sido feita, ou as cartas ficariam enxarcadas.

Durante o caminho, vi que o Amazonas é muito importante para o transporte de muitas pessoas que moram na região. Por meio da navegação que a população tem acesso a muitas regiões amazônicas. Acompanhava as barcas de longe, via o entra e sai dos viajantes e ficava admirado ao ver aquelas paisagens verdes e lindas. Foi tão difícil ir embora! Só pensava em voltar um dia para ver novamente aquela imensidão de água e florestas! Toda vez que ouço notícias sobre o Amazonas e sua região, fico pensando que todo mundo deveria ver um dia aquelas imagens. Como a nossa natureza é bonita!

A Turma se animou e foi logo atrás de fotos, videos e mais curiosidades desse gigante rio na internet e nos livros. Ah, mas que incrível foi essa jornada...

Seu João


Pesquisa: Bióloga Paula Leme, colaboradora da Casinha na Árvore. Fontes: GTÁGUAS e Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails