segunda-feira, 3 de maio de 2010

Sábado no Parque da Independência!


Oi, pessoas! Tudo bom? Como foi o fim de semana de todo mundo?


Eu e o Toró nos divertimos muito! Sábado foi dia de passeio no Parque da Independência, uma super aventura na mata! A Clarinha não foi porque estava na praia. Mas a gente relatou tudo para contar tudinho o que viu por lá!


Pra começar, o parque é enorme! Tem um monte de coisas para ver e fazer! Tem gramado, tem um jardim todo arrumado e cheios de flores que é chamado de jardim francês, tem o museu, tem riacho, tem bosque, tem parquinho. Vocês precisam ir! É um programão. Fui bem acompanhado do meu caderno de anotações. Sabia que eu iria encontrar algum bicho diferente por lá! Não poderia perder a chance de fazer uma nova ficha para a minha catalogação de animais! Está super completa!


Logo que eu e o Toró chegamos, fomos correndo para o bosque! Esse bosque é chamado de Horto Botânico e é super importante para o parque há muito tempo, parece que desde 1905. (Vi em uma placa e anotei!) Lá, a gente encontra várias espécies nativas e muitos animais, principalmente muitas aves. Tem muitos pica-pau-do-campo, sabiá-laranjeira, cardeal, joão-de-barro, maritacas! O Seu João devia ter ido com a gente! Ele encontraria um montão de amigos! Conversando com o meu pai, a gente ficou sabendo que além do bosque ser bem legal para a gente passear, fazer exercícios, brincar, ele ajuda o solo a absorver a água da chuva, as suas árvores ajudam a limpar o ar e também o deixam bem mais fresquinho!


A gente passeou bastante pelo bosque! Tinham árvores enormes e super bonitas. Encontrei uma Embaúba! A árvore favorita da Moleza. Fiquei sabendo que, por lá, morava uma preguiça também, da espécie de três dedos. Estava lá olhando a árvore e tirando algumas fotinhos para nossa mascote, quando pulam dois macaquinhos super rápidos e mudam de galho. O Toró levou o maior susto! Lá fomos nós para ver o que era! Mas o papai logo nos contou que eram dois saguis e nos apontou a duplinha de amigos em uma árvore pertinho da gente. Peguei o meu caderno para anotar tudo o que eu reparava (sem chegar muito perto)! Tinha uma diferença entre eles: um tinha o pêlo em volta das orelhas preto, e o outro, branco. Assim que cheguei do passeio, fui procurar mais informações sobre eles em um livro que tenho aqui em casa!

Vi que esse pêlo em volta das orelhas chama-se "tufo", daí os seus nomes: sagui-de-tufo-preto (Callithrix penicillata) e sagui-de-tufo-branco (Callithrix jacchus). Muito legal! Cada um vive com o seu bando no bosque. Esses dois deviam ser bem amigos.

Viram como ficaram as minhas fichas novas? Anotei tudo que descobri sobre eles! Até que o meu desenho ficou parecido.

Mas, fiquei com uma dúvida! Como é que esses animais chegaram ao parque que fica bem no meio da cidade? A Paula, bióloga amiga da Turma, me contou que esses animais foram abandonados ali e então, passaram a se reproduzir. Eles são bem simpáticos e divertidos, mas como o seu número cresceu muito, começaram a comer os ovos das aves e a aí, a população das aves caiu. Tudo está ligado, né? Além disso, a população de saguis cresceu muito e eles acabam saindo do parque e muitos têm se machucado na rua. Tudo isso muito importante a gente saber! Abandonar os animais não é nada legal, não é?

Posso falar só mais uma coisa super bacana? Bem perto do parque tem um Museu de Zoologia! Parece demais! Vai ser nosso próximo passeio! A gente só não foi, porque a minha mãe falou que a Clarinha também iria gostar de conhecer, então vamos em um próximo fim de semana! Mas tudo bem, já valeu muito o programão! O Toró também se divertiu. Ele ve contar mais coisas legais daqui a pouco!


Até mais,
Tuca

O parque fica em São Paulo, na Avenida Nazaré, Ipiranga. Abre todos os dias, das 5h às 20h sendo até às 21h em horário de verão. Sua infra-estrutura conta com praça para eventos, estacionamento, pista de corrida, aparelhos de ginástica, alameda para a prática de skate, playground, área de estar, banheiros e bebedouros.

* As fotos foram tiradas pela bióloga Paula Leme, colaboradora da Casinha na Árvore e responsável pelo conteúdo e relatos desse post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails