terça-feira, 25 de maio de 2010

Os colonizadores da Natureza!

Oi, pessoal! Tudo bem?

Hoje de manhã, estava com o Toró juntando algumas folhas e gravetos do chão do bosque para fazermos uns desenhos legais, quando percebi uma coisa engraçada nos troncos das árvores. Vocês já devem ter visto também! Estou falando daquelas manchas verdes nos caules de algumas árvores, sabem? Pois é! Como é que nunca relatei isso antes no meu diário de aventuras? Bom! Antes tarde do que nunca! Depois da minha pesquisa de campo, fiquei sabendo que essas manchas engraçadas chamam-se líquens e esses líquens são seres vivos! Eles são formados pela associação entre fungos e algas e se desenvolvem na superfície de árvores e até pedras!

Eu nem sabia, mas os líquens ou líquenes são muito importantes! Eles são organismos pioneiros. Sabe o que isso quer dizer? Por exemplo, uma rocha nua não tem vida nenhuma, os líquens podem colonizar essa rocha e deixá-la preparada para outros organismos viverem nela. Graças a eles, um local antes inabitado torna-se habitável! Com a presença dos liquens, os musgos podem crescer ali e, graças aos musgos, vegetais maiores podem se desenvolver e assim a vida vai tomando conta do local! Legal, né?

Outra coisa bem legal que eu descobri, e que vai me ajudar bastante nas minhas futuras expedições como biólogo, é que os líquens também são indicadores naturais da qualidade do ar! Eles não conseguem viver em ambientes muito poluídos. Os líquens vermelhos, por exemplo, são ainda bem mais sensíveis e só crescem onde a qualidade do ar for boa. Então, se você vir um líquen vermelho por aí, siginifica que o ar é mais puro.
Só por isso já dá pra perceber como eles são importantes para todos nós, né? E eu que achava que eram só algumas manchas!

Agora vou lá terminar o meu desenho de folhas com o Toró!
Até a próxima pessoal!

Tuca

Pesquisa: Bióloga Paula Leme, colaboradora da Casinha na Árvore.
Fotos: Bióloga Paula Leme,

Um comentário:

  1. Oi, trabalho com liquenologia e o pessoal sempre se engana quanto a este líquen vermelho, herpothallon rubrocinctum, mas ele não é bioindicador da qualidade do ar e sim de umidade.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails