terça-feira, 18 de maio de 2010

O maior mamífero terrestre brasileiro!

E esse troféu vai pra anta!
Quanto mais aprendo sobre ela, mais estranho eu acho quando alguém faz piada com seu nome! A anta é um animal muito interessante! No final de semana, fui no zoológico, observei ela com mais cuidado e fiz um monte de anotações no meu diário de aventuras! Quando cheguei em casa, corri para meu livro de ciências e descobri mais coisas legais!

Primeiro, aprendi melhor sobre o que são os mamíferos.
Eles são animais que possuem glândulas mamárias (as mamães produzem leite para os filhotes), também são endotérmicos (são os animais que possuem sangue quente), possuem pêlos e ou cabelos e nascem da barriga de suas mães. Eu fiquei sabendo que existe só um animal mamífero que não nasce da barriga de sua mãe, o ornitorrinco! Vou pesquisar ainda sobre ele e conto pra vocês outro dia.
São muitos os animais que a gente conhece que são mamíferos. A classe desses animais é chamada de Mammalia. Engraçado, né? Ah, e a fauna dos mamíferos é chamada de mastofauna. Nossa! Quantos nomes estranhos!

Mas, falando sobre as antas...
Existem vários tipos delas, as que vivem aqui no Brasil se chamam Tapirus Terrestris (esse é aquele nome engraçado científico). Ela pode ter até 1 metro e 20 centímetros de altura e pesar até 250 quilos. Elas só comem vegetais, por isso são herbívoras. O que eu acho bem legal nelas, é sua boca! Os lábios superiores são alongados e parecem uma mini tromba de elefante. Suas patas também são engraçadas, como se fossem cascos, e possuem três dedos nas patas traseiras e quatro nas dianteiras. E durante toda sua vida elas só procuram um parceiro pra acasalar. São maridos e esposas que se gostam bastante!

Vocês precisam ver os filhotinhos de anta! São bem diferentes dos adultos. Pra começar, eles nascem cheios de listras horizontais brancas pelo corpo, que com o tempo vão desaparecendo, e sua boca ainda é pequena e sem aquele formato de mini tromba. Sabiam que a gestação da anta leva 13 meses? Pois é! 4 meses a mais do que nós, seres humanos. Acho que a mamãe anta deve ficar meio cansada durante esse tempo.

Em cativeiro, quando estão no zoológico ou no criadouro, elas podem viver até 35 anos. Pra gente não parece muito, mas para elas é uma idade avançada!
Elas costumam viver em biomas como Amazônia, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica. O que me deixou um pouco chateado foi saber que estão ameaçadas, pois quando seu território é destruído, muitas acabam morrendo. A caça também é uma grande ameaça. Por isso que é importante sabermos mais sobre elas. Assim aprendemos a apreciá-las, não é?


Não vejo a hora de poder visitá-las de novo! O Toró e a Clarinha também estão animados pra irem comigo. Até a Moleza resolveu descer da Embaúba pra saber mais sobre a anta!

É isso, pessoal! Até a próxima descoberta e um abraço!

Tuca

* As fotos dos animais foram cedidas pela bióloga Paula Leme, colaboradora da Casinha na Árvore e responsável pelo conteúdo de biologia desse post. Ela alerta que temos sempre que respeitar os animais e observá-los de longe, sem assustá-los!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails