quinta-feira, 24 de junho de 2010

Nossos grandes amigos!


Oi, pessoas! Tudo bem com vocês?


Faz tempo que não passo por aqui, estava sentindo falta! Mas no bosque da Turma, vou todo dia! E hoje vim trazer meu super cão, o meu grande amigo! Aí, passeando pelo bosque com ele, junto com Tuca e também com a Clarinha, a gente encontrou a nossa amiga bióloga Paula! Meu super cão fez o maior sucesso, ela gostou muito dele, aliás, todo mundo gosta, é um companheirão, sempre feliz, com rabo abanando, sorridente. Ele está sempre comigo lá em casa, a gente se diverte! Aí, a nossa amiga Paula, bióloga, me falou uma coisa que é verdade! Ele é assim simpático, divertido e muito companheiro, porque a gente cuida muito bem dele e então, ele se sente super bem e é mesmo muito contente com a vida que leva! Tem razão, todo mundo deveria cuidar bem do seu bichinho! Aí, nessa conversa, a gente teve uma idéia! Eu, o Tuca e a Clarinha escrevemos juntos com a Paula dicas em cartazes para todos os bichinhos viverem bem! Vamos colocar aqui para vocês também espalharem esses carinhos e bons modos com nossos amigões de estimação por aí! Também vamos levar para escola, para a vila, pra todo mundo ver!

Vejam aqui embaixo nossas dicas! Ah, a Paula nos contou um monte de coisas bacanas sobre a criação de animais de estimação! A gente nem imaginava, mas acreditam que os egípcios já domesticavam gatinhos há mais de 5.000 anos? Uau! Gatos e cachorros são nossos super amigos mesmo, há muito tempo!




Já já tem mais um textinho bem legal sbre esse tema por aqui! Como acho muito importante que todo mundo cuide bem de seus animais, a gente convidou a Paula, nossa amiga bióloga, pra falar tudo o que ela contou pra gente aqui para vocês! Esperem aí que vou chamá-la!


(Pausa para ir até o bosque chamar a Paula.)

.......

Pronto! Ela topou! Paula, nossa amiga bióloga, esses são nossos leitores amigos da Turma! Apresentados! Agora vou deixar ela conversar com vocês! Até mais, pessoal!


"Há muitos e muitos anos os humanos domesticaram alguns animais. Acredita-se que os cães foram domesticados há mais de 10.000 anos, quando o lobo cinzento passou a ser levado para a estrutura social humana. Já os gatos, acredita-se que sua domesticação ocorreu por volta de 3.000 antes de Cristo no Egito.
Com o tempo, cresceu um laço entre o ser humano e esses animais e hoje muitas e muitas famílias tem um membro especial: um animal de estimação! Entre as pessoas e esses animais há uma relação de carinho, amizade, companheirismo e, muitas vezes, troca de favores.
Mas, a partir do momento que o homem domesticou esses animais, passou a ter responsabilidades sobre eles, ou seja, a ter obrigações com relação ao seu tratamento, afinal, nós os domesticamos e os tornamos dependentes de nós!
E esse é nosso assunto de hoje, a guarda responsável de animais. Primeiro, precisamos entender que nem todos os animais devem ser domesticados. Cães e gatos convivem bem com as pessoas, mas não é legal querer domesticar macacos, aves e outros animais silvestres. É comum ver em estradas do Nordeste pessoas vendendo micos, porém, além de ilegal, comprar esses animais pode ser muito ruim para eles. Esses animais necessitam espaço, cuidados especiais e precisam viver livres, formando seu grupo e reproduzindo naturalmente. Muitas pessoas compram esses micos, depois se arrependem e abandonam em parques (comentamos sobre isso no passeio ao Parque Independência). Além do transtorno para o animal, pode haver transtorno para quem o compra, pois podem ser mordidos, arranhados e contrair doenças.

Os gatos merecem o mesmo cuidado! Eles têm algumas características diferentes dos cães, por exemplo, não costumamos levar o gatinho ao parque com coleira e guia, mas eles precisam dos mesmos cuidados com alimentação, espaço, cuidados veterinários, identificação, castração... Seja qual for o animal, uma coisa é certa: eles nos fazem muito felizes. Eles nos fazem rir, brincar, pular, correr... dão muito carinho e são grandes companheiros! Não é a toa que existem grandes projetos de auxílio à pessoas doentes e idosos, que utilizam cães e gatos para terapia. Essas pessoas ficam notavelmente felizes.
Depois dessa nossa conversa, que tal correr lá e dá um abraço no seu amiguinho! E lembre-se: maltratar animal não é legal!"

Toró, pode voltar! Adorei estar por aqui! Obrigada pelo convite! Até mais, amigos da Turma da Árvore!

A Bióloga Paula Leme tem uma gatinha chamada Mocinha e uma cadela chamada Felícia, ambas resgatadas da rua! Paula é colaboradora do Estúdio Casinha na Árvore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails