terça-feira, 7 de abril de 2009

Biruta de jornal!


Olá, pessoas! Chegou mais uma terça de experiência!
Hoje eu resolvi criar uma biruta!

Vocês sabem pra que serve? A biruta é um instrumento que mostra pra gente a direção do vento, da onde ele vem e pra onde ele vai. Essa biruta é feita de jornal, barbante e o seu anel é uma rodela de garrafa pet! Bem fácil de fazer, não é?

A gente pode encontrar birutas bem grandonas feitas de tecido que ficam presas em hastes muito altas em aeroportos e helipontos. Já viram? Elas são super importantes para os pilotos! É assim que eles sabem, ao pousar, para onde está o vento. O avião sempre tem que pousar na direção contraria. Interessante saber que esse instrumento tão simples é tão importante, não é? A biruta também é utilizada para a medição do tempo, afinal é o vento que vai nos informar como está o clima, se está chegando uma friagem ou chuvas. E a gente não pode esquecer dos velejadores! Nas nossas férias, eu vi em muitos veleiros birutas que ajudam os velejadores na navegação. Legal, né?

Como fazer:

A nossa biruta de jornal deve ficar bem levinha, eu usei só uma folha, fiz alguns picotes na ponta e passei pouca fita adesiva para prender na rodela de pet. Para pendurar na varanda, em um galho ou em uma haste, é só fazer 4 ou 5 furinhos na pet e passar os fios de barbante, depois amarrar todos em um só nó. Viram na minha? Pronto! Aí está nossa indicadora de vento! Boa experiência!

Xi... A minha biruta tá se debatendo no ar e me parece que é vento de chuva!
Hora de voltar pra casa! Até logo, pessoal!

Tuca

5 comentários:

  1. Adorei muito interessante a sua biruta amei já to profidenciando a minha...

    ResponderExcluir
  2. nossa!! gostei muito da sua biruta ja ja vou providenciar a minha tchau♥ beijinho ♥

    ResponderExcluir
  3. muito boa mesmo eu fiz p escola trabalho facil

    ResponderExcluir
  4. muito bom vai virR trabalho de escola
    e vou ganhar uma nota boa

    ResponderExcluir
  5. EU TO CONFUSO PRESCISA DE PAPEL HIGIÊNICO??

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails