sexta-feira, 3 de julho de 2009

O lar do Seu João

Oi, amigos! Tudo bem com vocês?
Hoje voltei aqui para falar sobre uma curiosidade bem legal do Seu João e de todos seus colegas joãos-de-barro. Como todo mundo já deve saber, essa espécie tem esse nome porque é craque em construir casinhas de barro para abrigar toda a sua família. Já viram uma?

Sabem como é que esse passarinho trabalhador a constrói?
Olhem que legal! O Seu João me contou com detalhes como é a construção do seu lar. Toda casinha é construída pelo casal para acomodar os futuros filhotinhos. Com cuidado e muita paciência, o casal coleta a matéria-prima para começar a obra. Do que é feita? Não é só de barro não, eles também buscam gravetos, esterco e capim. Um pouquinho de cada vez é transportado pelos pequenos bicos até o lugar escolhido.

Então, começam a amassar e fazer bolilhas com os bicos e seus pés. Depois, com muito jeitinho vão subindo as paredes da sua casinha no formato de circulo, que tem uma portinha e acreditem sempe dois comodos! Afinal, um quartinho será para os filhotes e tem que ser bem protegido do frio, da chuva e possíveis predadores. A casinha tem geralmente uns 30 cm e o seu terreno é muito bem escolhido. O Seu João me contou que eles sabem muito bem qual é a direção do vento, assim a portinha é projetada com cuidado, sempre protegida. Pessoas, isso não é demais?
Ah! E depois que os filhotes já estão mais crescidinhos, eles deixam a casa e vão para outro lugar e a construção começa mais uma vez! Que passarinhos trabalhadores! E ótimos engenheiros, não é? Vou olhar cada detalhe agora de toda casinha que encontrar por aí!

E vocês já pensaram em fazer uma casa de joão-de-barro vocês mesmos? Quem sabe um passarinho não aparece para passar uns dias enquanto não terminou seu próprio lar? Encontrei esse passo-a-passo no Blog da Folhinha. E achei bem bacana para fazer aqui no bosque durante as férias! O Seu João já disse que vai me ajudar e contar todos seus truques!
Até mais, pessoas!

Um abração,

Tuca

Foto: Eduardo Knapp/Folha Imagem

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails