Em cada tribo, essa brincadeira ganha um nome diferente e o jogo também pode mudar bastante! Mas, o que eu sei é que, para todos, índios, descendentes e não índios, a peteca é uma super diversão! Como a minha família tem origem guarani, que são povos indígenas que moram aqui no sudeste, na Mata Atlântica, conheci o jogo da peteca também como mangá! O brinquedo é feito por crianças e adultos na época da colheita do milho com a sua palha. É com ela que fazem tanto o seu recheio, como a parte de fora e sua amarração. Colher o milho, separar a palha e montar o mangá já é uma super brincadeira! Minha mãe, uma vez, me contou que o mangá é o grande avô das petecas, parece que está, no povo guarani, a origem da bincadeira!
Mas a peteca também já é uma palavra indígena e, na língua tupi-guarani, quer dizer "golpear", que é bem o jeito que a gente brinca com ela! Tobdaé é a forma que os Xavantes do Mato Grosso a chamam, a brincadeira nessa tribo, é parecida com a queimada, sabem? Mas não há quadra marcada e ao invés da bola, são usados muitos tobdaés para acertar os jogadores do outro time! É divertido!
E ainda tem o yó, outro tipo de peteca dos Guaranis, que é feito com penas de galinha e um sabugo de milho dividido ao meio! A brincadeira é girá-lo como um helicóptero! E nesse jogo, o objetivo é jogá-lo bem alto e longe! Ganha quem alcançar a maior distância!
Aqui no bosque, a gente adora montar nossas próprias petecas e passar a tarde brincando! Não pode deixá-la cair e todo mundo joga em roda e em equipe! Um ajuda o outro para que nosso brinquedo nunca encoste no chão! É muito divertido mesmo! Sempre damos muita risada!
Com folhas de jornal e revista:
E, como para os índios, a brincadera começa na criação! A gente faz com jornal ou com folha de revista! Primeiro, a gente faz uma bolinha de papel que vai se transformar no recheio e, então, a gente encapa com uma ou duas folhas e amarra com barbante! Aí, é só cortar as tiras da peteca para que ela fica bem leve para voar! Demais! Já está pronta para brincar!
Nesse Dia do Índio, vamos comemorar jogando yó, mangá, tobdaé e peteca! Vem brincar com a gente!
Toró e toda Turma da Árvore
Nenhum comentário:
Postar um comentário