terça-feira, 11 de maio de 2010

Perereca, sapo e rã! Qual a diferença entre eles?


O sapo é marido da perereca? Mas, e a rã? Qual a diferença entre os três? Vocês já sabem? Eu sempre tive essa dúvida!

Hoje cheguei da escola e fui procurar no meu super livro de ciências a resposta! Muitas pessoas pensam que a fêmea do sapo é a rã, ou a perereca. Mas, na verdade, são três animais diferentes, existem sapo macho e sapo fêmea, rã macho e fêmea e perereca macho e fêmea. Os três fazem parte da classe Amphibia, que é a mesma da salamandra e da cobra-cega. Mas sapo, rã e perereca fazem parte ainda de uma mesma ordem, a ordem dos anuros. Descobri no livro que, na biologia, os animais e vegetais fazem parte de grupinhos de acordo com as suas características, assim é mais fácil para estudar e também reconhecê-los. "Classe" e "ordem" são duas dessas divisões. Organizado, não é? Tô gostando muito de saber de tudo isso. Acho que vou ser biólogo quando crescer! Ou cientista? Mais uma dúvida!


Sabem que tem jeitos bem fáceis de diferenciar o sapo, a rã e a perereca?

O sapo tem a pele bem mais grossa e enrugada, porque ele vive em ambiente terrestre. Também tem duas glândulas de veneno atrás dos olhos, são as glândulas paratóides! (Sabiam disso? Achei muito interessante.) O sapo nunca ataca com seu veneno, ele solta se as glândulas forem apertadas. (Melhor nunca fazer isso, né? A gente olha de longe!) As rãs têm a pele mais fina e uma membraninha entre os dedos, que são boas para nadar. Parece que as rãs usam luvas especiais. Muito legal! Elas são bem ligadas à água. E as pererecas? Como são? A sua pele é super lisa e tem ventosas nas pontas de cada dedo. Sabem o que são? São como adesivos, que servem para o ela se fixar nos lugares. Achei demais! Queria ter também!
Descobri outra coisa legal sobre esses três animais! Eles têm um monte de tipos de canto, cada um para um momento especial. Parece que tem um, por exemplo, que é para o macho chamar a atenção da fêmea e outro também para mostrar que é ele o macho que domina o território! Quanta coisa a gente pode aprender sobre sapos, rãs e pererecas! Eles vivem perto de rios, riachos, lagos. Deixa só eu ir para o sítio da minha tia para poder observá-los! Vai ser demais! Agora eu vou com os olhos e ouvidos bem abertos!


Até a próxima!

Tuca

* As fotos dos sapos e perereca foram tiradas pela bióloga Paula Leme, colaboradora da Casinha na Árvore e responsável pelo conteúdo e relatos desse post. Ela alerta que temos sempre que respeitar os animais e observá-los de longe, sem assustá-los!

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails