quinta-feira, 15 de julho de 2010

O gigante SOL e nosso Sistema Solar!

Oi, pessoal! Tudo bem?
Esses dias fui fazer um passeio bem legal com a minha mãe e minha irmãzinha Poti: nós fomos ao Planetário! Eu ainda não sabia muita coisa sobre os planetas e estrelas, o Tuca já sabe bem mais! Mas acho que daqui a pouco, vou aprender mais na escola! Aprendi um monte de coisa nesse passeio e achei tudo demais.

Descobri que o SOL é uma estrela gigante,  a estrela central do Sistema Solar e que todos os outros planetas giram ao seu redor, inclusive o Planeta Terra! Além da Terra, tem também Mercúrio, Vênus, Marte, Jupiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão! Ufa, um monte! Com nomes bem legais!

O Sol é tão, mas tão grande que seriam necessárias mais de cem planetas Terra para alcançar seu tamanho! Tudo isso aprendi lá no Planetário. A temperatura dentro do Sol pode chegar aos 15.000.000 ºC! Nem dá para imaginar!

O Sol é muito importante, porque dá origem a toda energia necessária para a vida e essa energia chega aqui na forma de luz e calor. Todas as plantas fazem a fotossíntese (produção do alimento delas) através da luz e precisam de água para sobreviver, não é? E são  elas, o alimento de muitos e muitos animais, que são alimento de outros animais! É, tudo está ligado! Eu nunca tinha pensado tanto em tudo isso... e o calor do sol faz a água ser liquida aqui! É demais, né?


Para a gente observar as estrelas, olhar para o céu e também criar o céu no nosso próprio quarto, o Tuca já tinha me ensinado como encontrar a constelação Cruzerio do Sul e também a fazer essa experiência para criar estrelas na parede! Aí quando cheguei em casa, resolvi fazer tudo! Não vejo a hora de escurecer! Vou com o Tuca ver o céu!

Mas como gostei muito de saber mais sobre o Sol e todos os planetas do Sistema Solar, também estou criando um móbile para lembrar sempre de tudo isso! Usei dois cabides antigos da mamãe, barbante, papelão, tampinhas e fundos de garrafa pet. Tô criando cada planeta e pendurando nos cabides! Vai ficar muito legal! Viram como eu fiz o Sol? Usei dois fundos de pet e fiz os raios com papelão. Foi só fazer um desenho do Sol com o mesmo tamanho da pet e colocar no meio dos dois fundos (como um sanduíche!). Aí, colei tudo com fita adesiva. Daqui a pouco, o móbile está pronto! Aí vou chamar a turminha para ver!


Até mais, pessoal! O que acham de fazer um móbile assim também? Ah, e vale a pena visitar um Planetário! Já quero ir de novo!

Toró

Pesquisa: Bióloga Paula Leme, colaboradora do Estúdio Casinha na Árvore.
Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Estúdio Casinha na Árvore.

Um comentário:

  1. Muito bom! Essa idéia do cabide é legal demais!Vou divulgar e fazer com o meu filhote que tem perguntado sobre planetas e tal! Ele vai amar!
    Parabéns pelo blog e pelas matérias sempre muito interessantes.
    Bjs, Eliane

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails