terça-feira, 12 de maio de 2009

Observando as estrelas!

Olá, amigos da Turma! Chegou mais uma terça de experiência!
Bom...Hoje queria falar com vocês sobre um assunto que eu gosto demais: observação do céu e suas estrelas! Como é divertido e interessante ver cada pontinho brilhante e imaginar a sua idade, onde ela está, qual é a distância que está do bosque. Tem vezes que meu pai vem com a gente aqui pra Casinha à noitinha e lá do alto na janela, começa a nos apontar cada constelação e contar seus nomes, como as estrelas podem ajudar na localização, que algumas delas nem brilham mais. Eu acho muito interessante!

Outra noite, consegui ver direitinho a constelação Cruzeiro do Sul, essa que desenhei com lápis de cor. Ela tem quatro estrelas que formam uma imagem parecida com uma cruz (acho que parece uma pipa) e também uma menorzinha que é a "Intrometida". Vocês já observaram? Essa constelação pode ser vista de todo o hemisfério sul, pra encontrar, o papai me contou que primeiro a gente deve encontrar o sul. Pra isso eu uso aquele mesmo desenho que fiz pra o relógio do sol, lembram? Vou colocar de novo aqui embaixo. Aí, olhando pro Sul (minhas costas) nos meses de inverno, por exemplo, vamos ver o Cruzeiro do mesmo jeitinho que desenhei! Não é demais? O mais interessante é que a noite vai passando e a constelação vai se inclinando. Isso acontece porque a Terra roda em torno dela mesma, faz o movimento de rotação.


É, pessoas, olhar as estrelas é muito legal! Bem que todo mundo poderia olhar mais pra esse céu estrelado pra perceber como a poluição dos carros, das fábricas deixam o nosso ambiente muito mais sem graça... É isso aí! Tive uma boa idéia! Vou andar ainda mais à pé e de bicicleta pra poder ver muitas outras estrelas um dia!


Até a próxima terça, amigos! Vou convidar a Turma pra mais uma observação de estrelas com o papai!


Tuca

Comentário da Turma da Árvore: Ah, pessoas, olhem que legal o que nosso amigo Levi Rodrigues do site Good4kids escreveu: http://www.good4kids.com.br/diversao-para-a-garotada/outdoor-class-como-ensinar-as-criancas-a-observar-o-ceu.
Lá tem mais dicas muito legais sobre observação de estrelas! A turminha gostou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails