terça-feira, 5 de maio de 2009

Plantando batatas!

Gente, gente! Eu sei que tô atrasado! Já devia ter falado da experiência de terça, né? Mas, ai...fiquei tão entretido com a minha pesquisa hoje...

Fui saber mais sobre um alimento que a gente come bastante! A batata! Vocês sabiam que ela é um tubérculo? Bom, e o que que é um tubérculo, né? É um caule mais arrendondado que cresce abaixo da terra! parece com uma raíz, mas não é. A batata é cultivada nos Andes há 8 mil anos! Aqui no Brasil tem seis tipos da espécie Solanum tuberosum, das menorzinhas à maiorzinhas como a batata inglesa.

E o que eu descobri que achei super legal é que podemos cultiva-la na água! Desse jeito, vamos poder observar suas raízes crescendo e também as suas folhas! A gente nunca consegue imaginar como é que são folhas de batata, não é? Tô super curioso pra ver minha batata brotando! É só fazer do mesmo jeito que está no meu desenho! Bastante cuidado pra cortar o fundo da garrafa! E aí, a gente espeta três galhinhos ou palitos e deixa um pedacinho enconstar na água! Tá pronta a experiência! Agora é observar o crescimento! Você pode cultivar na escola, em casa e comparar com os outros amigos! A do Toró tá na janela da oficina convés. Ele também adorou saber dessa experiência.

Um abraço, pessoal!
Será que já cresceu uma folha? Vou correndo ver!

Tuca

3 comentários:

  1. a minha batata ficou podre, tive que jogar fora, o odor estava muito forte! E ela ficou toda preta! Você sabe porque?

    ResponderExcluir
  2. acabei de plantar a minha

    ResponderExcluir
  3. Plantei a minha agora!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails