terça-feira, 26 de maio de 2009

Borboleta azul no bosque!

Boa tarde, pessoas!

Hoje tenho uma super novidade para contar! Uma linda borboleta azul apareceu na Casinha na Árvore! Ficamos muito contentes com nossa nova visitante! Lembram que eu até plantei um canteiro com as flores que atraem esse inseto? Deu certo! Recebemos a visita de uma espécie muito especial, esse tipo de borboleta azul que vive em quase todo território brasileiro é reconhecida como uma das espécies mais bonitas do mundo! Uau! Ela é um símbolo das Américas. Essa borboleta já foi muito usada como decoração pelos povos indígenas aqui no Brasil, que acreditavam que esse inseto representava a força da natureza. Hoje em dia muitas dessas borboletas estão em risco de extinção, por causa do desmatamento e destruíção de plantas nativas. Elas ficam sem casa e alimento! Por isso estamos tão felizes de receber essa nova amiga!Estou adorando envestigá-la e acompanhar seu vôo, ver como ela se alimenta, quais são seus hábitos. Já observaram de perto uma borboleta? Eu acho muito interessante! Dá pra imaginar que essa linda borboleta azul já foi uma lagarta um dia? Demais, não é? Por muitos meses da sua vida ela foi uma lagarta, que teceu um casulo bem resistente, onde pendurada em um galho, passou por uma metamorfose, se transformando nesse inseto de asas grandes e coloridas. No caso da borboleta azul, são os machos que têm as asas com as cores mais vibrantes, são elas que atraem as fêmeas. É assim que conquistam suas parceiras! É, a Turma está curtindo muito conhecer melhor essa espécie. Vou tirar muitas fotos e fazer vários desenhos! Parece que ela come frutas maduras também, vou lá abastecer nosso alimentador!

O que acham de observar borboletas também? Tem muitos insetos onde você mora? Já encontrou um casulo? É demais observar a transformação.
Essa é minha dica de hoje, amigos! Vou voltar para o bosque!
Até mais,

Tuca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails