quarta-feira, 13 de maio de 2009

Plantas companheiras

Oi, pessoal!
Tudo bom com vocês? Aqui é a Clarinha!

Queria contar uma coisa muito legal que aprendi hoje com o Tuca. Na aula de hoje, ele deu uma dica super legal para cultivarmos hortas com muito mais equilíbrio. Vocês sabiam que existem plantas que se completam? Que se dão super bem como boas amigas? Adorei! Os ingredientes das minhas receitas vão ficar ainda mais gostosos. Olhem só que legal:

"Hoje é dia de colocar nossas mãos na terra!
O que acham de cultivar uma hortinha? Mas antes da gente começar... Uma pergunta: você tem um amigo ou amiga com quem gosta de sentar junto na escola? Uma companhia que sempre te faz bem, com quem você adora conversar e brincar? Eu tenho uma turminha de amigos que vocês já conhecem bem, né? Até fazer lição de casa com eles é muito divertido. Tenho certeza que vocês têm também!
Mas o que essa pergunta tem a ver com nossa hortinha? Na verdade, tem muito a ver. As plantas também têm super amigos, espécies companheiras que ajudam em seu crescimento, em sua alimentação, melhoram o seu solo. Sabiam disso? Nossa hortinha fica muito mais equilibrada com a natureza quando a gente sabe quem é a amiga planta de cada espécie.
Para o nosso canteiro, eu escolhi duas duplas de plantas companheiras. A cenoura que é amigona da alface e o tomate que é amigão do manjericão. Acho muito legal saber que plantinhas que se dão bem! Afinal, todo mundo se sente mais feliz e acolhido quando está perto da família ou dos amigos, não é?
As plantas companheiras se completam, elas podem trocar nutrientes por suas raízes, podem espantar juntas insetos que lhes façam mal. São mesmo amigonas pra todas as horas! Não é legal saber disso?
Então vamos respeitar essas companheiras e cultiva esses dois canteiros! A gente pode plantar na escola ou em casa. O alface e a cenoura precisam de um pouco de sombra e bastante água. Já os tomatinhos e o manjericão gostam de sol e terra bem adubada.


Boa plantação, pessoal!
Chame seu amigões pra cultivar a horta com você!"

Gostaram? Então é hora de plantar, pessoal! Depois, volto para falar de receitinhas muito boas com essas plantinhas amigas!

Clarinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails