terça-feira, 19 de maio de 2009

O mar está mais ácido!

Bom dia, amigos!
Tudo bem com vocês? Aqui tá tudo ótimo, afinal chegou mais uma terça de experiência!
Sabem que ontem, quendo eu tava assistindo tv com meus pais, passou uma notícia que falava sobre a acidez nos oceanos.

Já ouviram falar disso? Eu não conhecia, mas é um tema muito importante, que pode fazer muito mal aos animais marinhos. O que acontece é que as águas dos oceanos estão muito mais ácidas do que esperavam os cientistas. Os oceanos absorvem um terço de todo gás dióxido de carbono que a gente libera na atmosfera, aquele gás que está aquecendo o planeta, que é emitido pelos carros, lembram? Pois então, quando ele se dissolve na água, ele vira um ácido que prejudica a vida marinha. Os cientistas dizem que muitos seres marinhos que vivem no fundo do mar são bastante sensíveis a essa mudança na água, principalmente os bichinhos que têm como esqueleto a concha. Coitadinhos! A concha é feita de carbonato de cálcio, um material que fica mais fraco e pode se desfazer aos poucos quando entra em contato com ácido. Mais um grande motivo para a gente mudar nossos hábitos e diminuir a emissão desse gás, não é?

Pra gente entender melhor o que acontece com os corais e seres que apresentam concha, vamos fazer uma experiência com dois copos de água, vinagre e giz de lousa. O giz é a concha com carbonato de cálcio, o vinagre é o ácido e o copo com água, o nosso oceano. Em cada copo, a gente coloca um pouco de água e mergulha o giz. Em um deles, vamos misturar algumas colherzinhas de vinagre.
O que acontece com o giz? Em qual dos copos ele vai se dissolver mais rápido? Vamos deixar a experiência agir por um tempinho e observar.

Bom, pessoas, essa experiência vai fazer a gente se lembrar sempre do que pode acontecer com os bichinhos do fundo do mar que estão bem longe da gente, mas que sofrem muito quando não cuidamos do nosso planeta.

Um abraço para vocês! Boa semana e ótima experiência!

Tuca

3 comentários:

  1. Olá, pessoal do blog. Tudo bem? Sou a Clarissa e trabalho na Edelman, que é a agência de comunicação do site ComoTudoFunciona. Cheguei no blog através de outros. Sempre andamos pela blogosfera para ter ideias de pautas e novos artigos, principalmente os voltados ao ensino. Parabéns pelo blog, bastante educativo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá, Clarissa!

    Agradecemos sua visita e seu comentário!
    É sempre motivador para o nosso trabalho! Um grande abraço da Turma da Árvore e da equipe da Casinha na Árvore.

    ResponderExcluir
  3. Pow muitoh interessante,issO salvou o meu progeto de feira de ciências
    bjkas Jéssica^.^

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails