sexta-feira, 8 de maio de 2009

Isopor = reduzir e reciclar

Bom dia, amigos da Turma da Árvore!

Já estou de volta do meu vôo matinal! Sobrevoei várias ruas com muitas árvores, onde moram velhos cohecidos meus, muitas casas e um pequeno riacho. Meus olhos de passarinho flagraram algo que não gostei! Isopor quebrado boiando na água e caixinhas e bandejas no lixo comum das casas!

Pessoal, isopor é reciclável, mas deve ser evitado!
Isopor é derivado do petróleo, é um material plástico que é expandido com muito ar para ter esse volume. Ele não é biodegradável, logo, demora muitos e muitos anos para se decompor! Se a gente joga em lixo comum e ele vai parar em aterros, além de demorar muito para se decompor, ainda vai prejudicar a decomposição do lixo orgânico, porque é isolante. Ai, e no mar então! Coitadinhos dos peixes, eles se confundem com comida e acabam ingerindo plástico!

Sabe o que a gente deve fazer? Primeiro, o melhor seria que todo mundo reduzisse a produção desse plástico, porque por esse material conter muito ar, ele ocupa um grande espaço, deixando a coleta mais difícil.
Vamos consumir menos embalagens e evitar a grande produção desses plásticos! Quando o papai e a mamãe forem comprar queijo e frios fatiados, vocês podem pedir uma outra alternativa de embalagem! Vamos evitar de levá-lo para casa! Mas lembrem sempre que, se consumirmos, devemos depositar nos pontos de coleta da cor vermelha para reciclagem! No caso das embalagens, a gente deve tentar reutilizar! Será que esse potinho não serve pra mais nada mesmo? E essa bandejinha?

Esse foi meu alerta de hoje!
Vamos livrar nossos rios, mares e solos das bolinhas brancas de isopor!

Seu João

Para a turminha que quiser aprender mais sobre o assunto, achei esse post do blog Futuro do Presente muito legal: http://futurodopresente.com.br/blog/?p=410

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails