terça-feira, 24 de março de 2009

As plantas se mexem!


Oi, pessoal! É o Tuca falando!
Não esqueci a nossa experiência de terça, viu?

Hoje logo que cheguei da escola fui atrás de um vaso de planta no quintal da minha casa para mostrar pra vocês uma coisa que acho demais: o movimento das plantas! Você sabia disso?
Eu já tinha percebido que tem árvore que o caule tomba mais pra um lado do que para o outro ou plantas aqui no bosque que crescem tortinhas, mas não entendia bem o motivo. Com essa experiência ficou muito fácil de entender! Olha só que legal! As plantas precisam da luz do sol pra produzir alimento, não é? Pra qualquer plantinha é fundamental ter luz por perto! Sem a energia do sol, a água e também o gás carbônico, nada de acontecer a fotossíntese, que é como ela vai produzir a clorofila! Eu acho muito interessante isso! Não é demais fazer sua própria comida?

Bom... E como eu queria ver como é que a planta fazia para ir atrás da luz, resolvi fazer essa experiência hoje. Aí, depois de uma semana vou saber direitinho o que aconteceu!

A gente faz assim:
Sabe aquela caixa de papelão? Vamos colocar ela virada para baixo e fazer um buraco do tamanho de uma tampinha de garrafa em uma dar laterais, aí é só cobrir um vaso de planta e colocar a nossa experiência perto de uma janela ou em outro lugar bem iluminado! Agora, é ter paciência e esperar uma semaninha pra ver como a planta ficou! Eu desenhei o que acho que vai acontecer... Vocês viram?

A planta sempre procura a luz e se curva pra onde ela estiver! Não é que ela se mexe mesmo?
Eu achei muito legal ver movimento da planta! Que força que ela tem! O seu caule e as folhas vão fazer de tudo pra ir em busca dos raios do sol! Mas depois vamos tirar a plantinha da caixa! Só uma semana!

Essa foi minha dica de hoje!
O Toró tá me chamando pra mostrar onde ele colocou sua planta!

Tchau, pessoal! Boa experiência!
Tuca

4 comentários:

  1. que desenho mais liiinddo ! parabeennsss!!

    ResponderExcluir
  2. tuca suas experiencias sao muito legais continue fazendo eu acho muito bacana essas experiencias

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer com uma turma de segundo ano do fundamental. Obrigado pela ideia!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails