quinta-feira, 26 de março de 2009

Jogo Indígena Adugo

Bom dia, amigos!

Quem tá falando é o Toró!
Tem um jogo, que aprendi com meu avô, que eu adoro e acho que vocês vão achar divertido! É o Adugo! Tem gente que chama de Jogo da onça também. Já brincaram?

A origem certa do jogo a gente não sabe bem, mas era muito jogado pelos índio da tribo Baroro, uma tribo que vive no Mato Grosso e também super praticado pelos Guaranis em São Paulo, por isso que meu avô gostava muito de jogar com os netos.

É bem fácil de fazer o tabuleiro!
Viram o desenho que fiz lá em cima?
As crianças e adultos da tribo desenhavam esse tabuleiro no chão de areia mesmo riscado com um galhinho, uma vareta (Achei essa foto* pra vocês verem! Legal, né?) . E as pecinhas, os 14 cachorros e uma onça, são sementes de milho de duas cores diferentes ou pedrinhas pintadas. É assim que é o jogo original, mas eu aprendi a brincar com um desenho feito de canetinha colorida em papel ou na lateral de caixa de papelão e as peças são tampinhas de garrafa plástica, material que tenho sempre na minha oficina e que vocês têm sempre em casa! Fácil, não é? E é muto legal!

E como é que a gente joga?
São dois jogadores! O Tuca adora brincar comigo e a Clarinha também já aprendeu! Um é a onça e o outro os cachorros, tá? O objetivo da onça é eliminar os cachorros do tabuleiro e o dos cachorros é prender a onça e não deixar ela se movimentar! As peças podem andar pra qualquer direção, uma casa por jogada. A onça pode saltar por cima dos cachorros para uma casa livre e é assim que ela elimina a pecinha. Sabe o jogo da Dama? A onça come do mesmo jeito a pecinha do cachorro. E o cachorro? Como faz? Eles precisam encurralar a onça, não deixar ela se mexer mais! O jogo termina depois que 5 cachorros são eliminados ou quando a onça tá presa!

Vamos jogar? É bem legal! A gente tem que pensar bastante pra conseguir ganhar!
Boa diversão! Ensinem pros seus amigos! Acho que vocês vão se divertir!

Toró

* Foto encontrada no blog: http://www.criandocriancas.blogspot.com/

4 comentários:

  1. Joguei com meu pai em criança. Esqueci e não tenho mais meu pai para ensinar. Você me ajudou. Vou ensinar a meus filhos e alunos. Muito obrigada, Ana Azevedo
    anadazevedopsi@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabens cara valeu
    vou aprender e ensinar meus alunos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, acabei de ver um filme chamado o inventor de jogos... e o avô do personagem principal, estava ensinando este jogo para ele... aí vim pesquisar para saber se o jogo existia msm.... parabéns pela pastagem.

    ResponderExcluir
  4. Bom sou uma Aluna e meu trabalho era sobre o Jogo Indígena Adugo me ajudou muito para o meu trabalho !!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails