quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O verde é o amigão do planeta.


Amigos queridos, esse papo sobre o aquecimento global e soluções para o grande problema que tivémos lá na Escola Verde. Achei tão legal nossa conversa que resolvi colocar por aqui também!


Vejam só!

Turminha, hoje nosso papo é muito importante para todo mundo! Para começar...Vamos tentar imaginar alguns motivos juntos. Prestem atenção!

Tudo indica que o clima no planeta está mudando, invernos mais quentes, chuvas demais... Todo mundo percebe isso, mas o que tem provocado toda essa mudança? Quem tem alguma idéia?

Pois é, Tuca, a gente sempre conversa muito sobre esse assunto aqui no bosque, não é? As mudanças no clima por todo o planeta são causadas pelo aquecimento global, que é muito comentado por todo mundo, mas pouca gente percebe que somos nós os principais causadores do problema, então, somos nós que temos que mudar nossos hábitos e ajudar todo o ambiente. Vocês lembram como acontece esse aquecimento? Muito bem, Toró, é isso mesmo, várias ações que praticamos liberam um gás chamado CO2, andar de carro, a produção de alimentos, a criação de animais, uma porção de coisas... Esse gás quando chega na atmosfera consegue acumular energia, ou seja, calor das irradiações solares, entendem? Agora, imaginem quando a gente libera muito desse gás para atmosfera, que é o que tem acontecido! É, já sabem muito sobre o assunto, né, Clarinha? Tem toda razão, o planeta se aquece, a Terra sofre com o efeito estufa, a temperatura aumenta, aumenta e então todas as mudanças no clima começam a acontecer!

Ai, ai, ai... Né, turminha? Mas como a gente pode diminuir a quantidade desse gás? Mudar os nossos hábitos é o primeiro passo, certo? Tudo faz diferença, a carona para a escola, o passeio de bicileta, os banhos mais curtos, a luz apagadinha durante o dia, a reciclagem! Mas, tem outro jeito super importante! Qual é? A preservação do verde! É, turminha! A plantação de novas árvores, o cuidado com as florestas! As plantas têm o poder de absorver o gás CO2 e ajudam muito a conter todo esse aquecimento! Então, minha idéia para nossa tarde hoje é plantar árvores pelo quintal da escola! E mais, levar mudinhas para casa e espalhar pelo nosso bairro! Muito bem, meus amiguinhos! Vamos ajudar nosso planeta, hora de diminuir a emissão do CO2!

Bom dia para todos! E vamos à plantação!


Seu João

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Colagem de Natal!


Bom dia, bom dia, turminha!
Como estão os perparativos de Natal de vocês?

Por aqui no bosque, a gente continua inventando idéias diferentes para a nossa festa! Lembram das pulseiras em pet que fiz paras as minha amigas da escola? Adoraram! E agora estamos nós três recortando e colando folhas de revista, papéis de presente usados e até de jornal para os nossos cartões de Natal! Estão ficando bem criativos! Vamos fazer paras as nossas famílias e também para os vizinhos do bosque!

Mais uma vez, o material é o que temos em casa! Nada comprado! Usamos papéis variados, tudo que já tinha sido usado, tesoura, cola branca e muita imaginação!

Eu fiz essa árvorezinha aqui em cima com papéis de presente que tinha ganhado no meu aniversário, o Toró está recortando uma estrela bem grande de papel de revista e o Tuca está aqui imaginando uma guirlanda de jornal! Está divertido! O que acha de separar revistas e papéis desenhados na sua casa e fazer também?
Aqui tem mais idéias de cartões de recorte, olhem que legal!


Vamos lá! Boa criação!

Clarinha

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

RG Natural - Experiência nova!


Olá, olá, turminha!

Por acaso todos vocês têm um documento com sua fotinho e impressão digital? É esse o seu registro geral, documento que identifica quem são vocês onde estiverem. Mas o que isso tem a ver com a nossa experiência do dia? Fácil! Vamos fazer o mesmo documento para cada plantinha e árvore do nosso jardim! Aqui no bosque, todas serão cadastradas e vão ganhar o seu RG Natural!

Como vamos fazer isso?

Primeiro, todo mundo deve pegar seus giz de ceras coloridos, folhas de papel brancas ou aquelas de papel manteiga e canetinhas! E como vamos fazer os documentos? Vamos captar as impressões digitais de cada planta! É isso mesmo, o seu corpo têm texturas que lhes identificam, ninguém tem impressões digitais iguais! As folhas, troncos, frutos também apresentam uma textura única da espécie, são formas, relevos que só aquela espécie apresenta. E é super legal perceber isso em cada vegetal! Vamos começar a registrá-las! Pegue sua folha de papel e um giz colorido, encoste na supererfícide de uma folha ou tronco de árvore e agora comece a riscar com o giz. Estão vendo a textura aparecendo? É essa a sua impressão! Assim que devemos fazer com todas as plantas escolhidas. Depois, é só marcar o nome da espécie, tamanho e onde a encontramos. Logo, todas as nossas plantinahs terão seu documento de identificação!

Não é bacana? Vou voltar ao bosque e terminar minhas impressões digitais! Boa experiência para todos!
Ah, tem mais experiências naturais lá na Escola Verde! E mais um monte de dicas da Turma!

Um abração,

Tuca

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Pulseiras de Pet para as amigas!



Olá, olá, pessoal!

Eu estou na maior produção de presentinhos de Natal hoje! Tão gostoso! Todo fim de ano, eu e minhas amigas da escola trocamos lembrancinhas para comemorar o fim das aulas! Mas são lembrancinhas mesmo, nada de muito caro, assim, a gente consegue agradar mais amigas sem gastar! A gente adora trocar doces, florzinhas de cabelo, cartões qe a gente que faz, adesivos, florzinha de verdade e ah...Para esse ano, terei uma novidade! Estou aqui criando muitas pulseiras feitas de pet com retalhos de tecido! Acho que vão fazer o maior sucesso lá na escola!

Como produzir:

E é muito fácil de fazer, pessoal! E o melhor tudo reciclado! Mamãe vai adorar, nada de comprar dessa vez! Usei como materal tiras de tecido colorido (peguei na caixa de costura da minha vó, ela deixou), tesoura, cola branca, fita adesiva e garrafas pet! Só isso! Tinha tudo em casa!

A gente começa cortando rodelas de garrafa, da lagura que você quiser sua pulseira, mas claro que para essa não ficar muito grande para o nosso braço, a gente corta e reduz o tamanho da rodela! Depois é só passar um puquinho de fita adesiva! Com uma garrafa, deu pra fazer para cinco amigas! Aí, depois disso, pegamos uma tira de tecido e começamos a enrolar na rodelinha de pet! No início cole um pedacinho de tira com fita adesiva e vá enrolando! Acabou? Passe cola no tecido e prenda a pontinha final. Oba! Mais uma pulseira pronta!

Vamos à produção, meninas! Suas amigas também vão adorar! Elas ficam lindinhas! Nem vão acreditar que já foram garrafas PET! Ah! E o embrulho para o presente? Vão ser assim:


Até mais e boas criações!


Clarinha

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Oficina de Natal na GETS Brinquedos!


Oba! Teremos uma super Oficina de Natal na loja GETS aqui em São Paulo! Já conhecem essa loja de brinquedos? Vão gostar muito! Será uma diversão ao ar livre, estão todos convidados!

A loja é muito bacana, sabiam que tem até piso ecológico? Fui conferir e adorei saber que lá o chão absorve a água da chuva que é depois aproveitada para regar as plantas e também lavar o próprio piso! Demais, turminha!

E é para brincar de reciclar e criar enfeites muito coloridos que estaremos por lá no dia 19.Dez! Não percam! É livre, basta fazer sua inscrição n loja ou por telefone!

Até mais,

Toró

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

É Natal, é Natal!


Olá, olá, pessoas! Tudo bom?

Estamos tão tão felizes com a nossa decoração de Natal! Acabamos de enfeitar todo o bosque! Tem sininhos feitos de garrafa pet, estrelinhas de papelão, árvore de caixa de supermercado! E o que mais gostamos: pisca-pisca com placa de energia solar! Viva! O sol está alimentando nossas luzinhas! O Toró estudou o funcionamento desta energina limpa e renovável e com a ajuda do seu pai instalou em sua ofcina! Tão bacana! Agora temos energia sustentável! Eba!

Venham ver como ficou! Queremos receber todo mundo em nosso bosque!

----

Ponche de frutas refrescante!

E aqui vai mais uma dica verdinha para comemorar o Natal! E dessa vez, uma sugestão de receita bem gostosa para acompanhar a ceia! Vocês gostam de ponche? Já experimentaram? Para quem não conhece, ponche é uma bebida super refrescante e também pode ser muito nutritiva! Aqui, a gente prepara com muita fruta picadinha, suco de laranja e água gaseificada! Fica uma delícia!

Anotem os ingredientes:

1 maçã picadinha
1 garrafinha de água gaseificada
4 copos de suco de laranja
cubinhos de melância
cubinhos de abacaxi
uva verde picada sem caroço
gelo

Para preparar é bem fácil, vamos colocar todos os ingredientes em uma grande tijela! Suco, água, frutinhas bem cortadas (foi a Mamãe quem me ajudou) e quando for a hora de servir, juntamos os cubos de gelo! Prontinho! E o suco vai ficar na tijela? É! Assim que a gente toma o ponche! Cada um serve seu copo com uma concha grande! Hum... É tão gostoso!

E nossa bebida natalina tem muita vitamina e nutrientes! Além de hidratar, o que é super importante nesse calorão, né?

Bom apetite, turminha!

Turma da Árvore

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Nossos representantes em Copenhague!

Olá, olá, Turminha!

Passei por aqui para dar uma notícia muito importante! Talvez muitos de vocês já saibam, afinal têm aparecido direto na tv e em muitos sites, matérias sobre esse evento, mas não custa reforçar! A 15ª Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP 15) começou essa semana em Copenhague na Dinamarca (um país ao norte da Europa, lá em cima). Representantes de todo o mundo estarão reunidos por lá para discutir o que pode ser feito para ajudar o nosso planeta e conter o aquecimento global! Muito bacana, não é? E o mais legal é que não são apenas adultos que vão participar desse encontro, crianças e adolescentes também são convidados a debater suas idéias no Fórum Crianças e Clima durante o mesmo período!

E dois jovens brasileiros foram escolhidas para nos representar lá em Copenhague, nossos amigos protetores da natureza são: Ândria Farias, 15 anos, de Prainha-PA, e Matheus Silva, 14, de Rio Branco-AC. Boa viagem para vocês e voltem cheios de novidades boas para o planeta! As resoluções e propostas sugeridas pelos jovens no Fórum vão ser discutidas durante a COP 15 e serão levadas em consideração no fechamento do acordo entre os representantes de 192 países participantes. Não é legal isso?

E qual o objetivo desse encontro? Uma das principais metas é fazer com que o planeta deixe de sofrer com o uso de combustíveis fósseis e outros poluentes, substituindo por fontes alternativas de energia mais limpas para o nosso ambiente.

É isso aí, turminha! Nós aqui da Casinha na Árvore damos todos os dias dicas de como podemos ser mais amigos do nosso planeta! Vamos todos fazer a nossa parte! E boa COP 15 para todos os jovens representantes!

Até mais,

Tuca

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Árvore de papelão.


Bom dia, bom dia, turminha!

Segunda é dia de dica verde natalina por aqui! E hoje, quem inventou uma decoração reciclada fui eu, a Clarinha! Minha sugestão é uma árvore que pode ser grande para colocar no chão ou pequenininha para pôr em cima da mesa, para decorar a nossa ceia. Vamos utilizar papelão de caixa de supermercado, giz de cera, canetinha ou guache e tesoura! É só isso! E fica muito bonita! Vão gostar!

Entenderam como eu fiz? Olhem o desenho aqui em cima: temos uma parte em forma de árvore com uma fenda ao centro e outro triâgulo pequeno também com uma fenda que será sua base. Assim, quando encaixarmos as duas partes, a árvore tem um bom apoio para ficar de pé e fica legal para se ver dos dois lados! Para decorar, eu desenhei bolas vermelhas com giz mesmo e depois pintei toda de verde. Acho que depois de montada vou colar um lacinho vermelho de tecido em sua ponta! Prontinho, essa vai decorar a sala lá de casa! Mamãe vai ficar toda feliz.

Até mais,

Clarinha

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Melodia de pássaros.


Foto tirada por Paulo Pinto

Pessoal, vocês precisam ver isso!

Mamãe acaba de me chamar para mostrar um video incrível na internet. Que demais! Fiquei bem impressionado com o talento desses artistas! Dêem um olhada para essa imagem aí em cima! Estão vendo uma partitura musical? Incrível, não é?
Quem tirou a foto foi o repórter fotográfico Paulo Pinto e essa foi então parar nas mãos do músico e diretor de comerciais Jarbas Agnello quando ele folheava um jornal. Jarbas logo ouviu as notas em sua cabeça e foi atrás de Paulo para pedir a foto original, sem nenhum corte. O músico percebeu que tinha uma melodia completa naquela cena! E resolveu tocar a música criada pelos passarinhos! Não é que ficou muito boa? Vejam o vídeo, vale muito a pena!





Um abraço do Tuca

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Sininho de garrafa!


Olá, amigos! Tudo bem?
Aqui vai mais uma dica verde para sua decoração de Natal! Super fácil de montar e materiais que todo mundo tem em casa: papéis de revista ou jornal, garrafa pet e barbante.
Para começar, lave bem a garrafa e peça para um adulto cortar seu gargalo. Guarde a parte de baixo para nossa próxima dica! Agora é simples! Faça uma bola de papel, enrole com barbante e passe esse pela tampinha e feche. Assim, o pêndulo do sino está pronto! Aí, é só decorar bem bonito! Vale colocar fita adesiva, fita de tecido, use muita criatividade!
E boa brincadeira!

Um abração,

Toró

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails