Bom dia, bom dia, pessoas!
Como funciona:
Hoje é dia de experiências naturais por aqui!
O experimento de hoje é demais! Vamos aprender como é que se foma o arco-íris! Quando chove no bosque em dias ensolarados, já saio em busca de um bonito arco-íris. Sempre tive muita curiosidade em saber como é que a natureza produz esse arco de sete cores! Vocês sabem? Perguentei para o meu pai outro dia e como ele também adora fazer experiências, ele me disse que seria muito mais fácil entender criando nosso próprio arco! Adorei a idéia. Lá fomos nós para cozinha.
Como fazer:
Ele pegou uma tigela, pode ser qualquer uma de qualquer material. Encheu com água até a metade e apoiou um espelho na borda, deixando uma parte pra fora. Eu tentei mostrar bem no meu desenho aí em cima. Estão vendo? Aí, o papai me pediu uma folha de papel branca. É nela que vai surgir nosso arco-íris!Esse é o material. Fácil!
Como funciona:
Então, ele me explicou que a gente enxerga a luz do sol branca, mas na verdade, essa luz é composta por sete cores. Pois é, sete cores, pessoas! A luz do sol nos dias de chuva bate nas gotinhas de água que ficam no ar e então se desdobra nas suas sete cores. Isso acontece porque ao entrar em contato com a gota, ou no nosso experimento, com o espelho, a luz se faz uma curva e aí, cada cor vai se "refratar" (foi esse o verbo que o papai usou) de um jeito. Cada cor tem uma velocidade e forma um ângulo diferente! É por isso que a gente vai conseguir ver cada uma e normalmente só vemos uma única luz branca. Não é demais?
Na nossa experiência, a gente deve colocar a tigela perto de uma janela. O sol vai bater na água e no espelho, a luz vai se decompor em sete cores e aí, a gente coloca o papel branco na posição que a gente encontrar nosso arco! Vocês vão ver como é facil de fazer! E fica muito bonito! Eu consegui contar as sete cores direitinho.
Vou chamar a turma pra ver nosso arco-íris, pessoal! Boa experiência pra todo mundo!
Espero que tenham gostado.
Espero que tenham gostado.
Um abraço do Tuca
Muito bacana o experimento. É legal também saber como o arco-íris funciona: http://ciencia.hsw.com.br/arco-iris2.htm
ResponderExcluirAbraços
Olá, Clarissa!
ResponderExcluirObrigado pela dica, vou dar um pulinho por lá!
Um abraço,
Tuca
ADORO ESTE EXPERIMENTO E GOSTEI DE VER-LO EM SEU BLOG
ResponderExcluirAdorei . Ajudou-me bastante . Valeu !
ResponderExcluirmuito bom mesmo éssa esperiencia vou fazer
ResponderExcluir