terça-feira, 16 de junho de 2009

Uma bússola feita em casa.


Olá, pessoas! Tudo bom?
É dia de mais uma experiência! E dessa vez, vamos fazer um instrumento que eu uso bastante nas minhas expedições pelo bosque. O quê? Uma bússola!

Você sabe pra que ela serve? Esse pequeno instrumento é muito antigo e já ajudou muitos exploradores a se localizarem. Ela é muito usada por pilotos de avião e velejadores, por exemplo! Parece um relóginho, já viram? Tem uma agulha no centro e os quatro pontos cardeais: norte, sul, leste, oeste. E pra onde ela aponta? Sempre para o norte! É assim que ela nos ajuda a descobrir o caminho certo. A agulha funciona como um imã que é sempre atraído pelo o sul do planeta, fazendo com que a sua pontinha nos aponte o Pólo Norte. É simples não, é? É assim que ela nos guia.
Quando a gente não tem uma bússola prontinha, é bem fácil construir uma em casa.

Vamos precisar de: uma agulha (Muito cuidado! Algum adulto tem que estar por perto! Foi meu pai quem me ajudou.) ou um clipe aberto, uma base redonda de isopor ou plástico, um pratinho com água e um imã, que pode ser o dos enfeites da geladeira. Para a base, eu usei um fundo de copo de plástico! Ele boiou muito bem na água, funcionou!

Agora, vamos montar! A gente precisa passar o imã na agulha umas 20 vezes sempre pra mesma direção, desse jeito, ela também vai virar um imã como o da bússola. Pronto! Agora a gente vai prendê-la com um pedacinho de fita adesiva no meio da base circular.
Já encheu um pratinho com água? Então é só fazer a agulha boiar no centro!
Vocês vão perceber que bem devagarzinho ela vai apontar para o norte. Funciona! Vocês já podem marcar os quatro pontos cardeais! Lembrando que se o norte está a sua frente, o sul nas suas costas, o oeste no braço esquerdo e o leste no direito!

Agora todo mundo já tem sua própria bússola! Hora de usá-la, pessoas! Boa experiência!
Ótimas expedições, amigos!

Tuca

Um comentário:

  1. Que interessante seu espaço.
    Te add e vou voltar mais vezes para ver as novidades.
    Prazer em conhecê-la,

    Dany

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails