terça-feira, 2 de junho de 2009

Testando a decomposição


Olá, olá, pessoal!

A experiência de hoje vai nos mostrar o que acontece com os materiais que jogamos na natureza! Vamos poder ver direitinho o quanto o lixo inorgânico, que são os vidros, plásticos, papéis e latas de alumínio, fazem mal ao solo e às plantas!

É bem simples de fazer! Mas a gente precisa ter paciência, porque pra ver o resultado, nossos vasos de pet têm que ter dois ou três meses. Mas vocês vão gostar de ver o que acontece! Vamos começar! Eu fiz o meu há dois meses, hoje foi o dia de observar o que aconteceu!

Vamos precisar de: 2 garrafas plásticas, terra, grãos de feijão, folhas de papel usado, objeto pequeno de vidro, tampinha de garrafa pet, lacre de latinha ou alguma tampa de alumínio, cascas de fruta, restos de alimento. Pronto! Já temos exemplos dos cinco tipos de lixo, orgânico e inorgânico.

Como fazer: Pra começar, a gente tem que cortar com cuidado as duas garrafas pet, são nossos vasos trasparentes. Então, é só colocar pedras no fundo e uma camada de terra. Agora é hora de começar a espalhar nosso lixo, lembrando sempre de colocar os mesmos materiais em cada garrafa, cobrindo sempre com terra. No final, quando o vasinho tiver quase cheio, vamos plantar uns cinco grãos de feijão. Do mesmo jeito, nos dois expermentos.

Por que a gente tem que fazer tudo duas vezes?
Porque um deles vai receber água todo dia, já o outro vai ficar seco durante todo o tempo da experiência. Imaginam o que vai acontecer? Eu tava todo curioso. Mas a cada dia, já deu pra ver muito bem a diferença. O vaso com água é aquele do primeiro desenho. Os feijões brotaram, o solo continuou vivo mesmo com todo lixo enterrado e hoje a gente consegue ver que muitos microorganismos ajudaram a decompor as cascas de fruta, os alimentos e o jornal. Hoje quase não existem mais! Já o vidro, o plástico e o alumínio... Esses estão idênticos!

Mas e o outro vaso? Tão vendo aqui em baixo? Nada mudou! Sem água, não temos microorganimos, nada de bichinhos para ajudar a decompor os materiais, então, estão aí, ainda do mesmo jeito que eu enterrei.

Viram o que acontece com nosso solo? O lixo orgânico deixa a terra mais rica para as plantas, o resto de cascas e alimentos fazem muito bem para o solo. Já os inorgânicos, né, pessoas? Poluem muito. Precisam ir pra coleta seletiva e serem reciclados!

O Toró explica muito bem o tempo que cada material demora para se decompor e também a cor certinha de cada um. Eu aprendi com ele! Olhem aqui que legal!
Boa experiência pra todo mundo! Anotem toda semana o que vocês vão observando. É bem legal ver o resultado!

Até mais, pessoas!

Tuca

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails